Foram prorrogadas até amanhã, sexta-feira, dia 20 de julho, pela Secretaria de Cultura do Estado, as inscrições para o 11º Prêmio São Paulo de Literatura, um dos mais conceituados do gênero no país. O concurso irá premiar romances de ficção em duas categorias: “Melhor Livro do Ano de 2017” e “Melhor Livro do Ano de 2017– Autor Estreante” – esta última dividida em duas modalidades “Autores com Mais de 40 Anos de idade” e “Autores com Menos de 40 Anos de idade”.
Somente podem se inscrever obras cuja primeira edição, impressão e comercialização mundial ocorreu no Brasil no período entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2017. Desde que foi criado, em 2008, o Prêmio teve participação de 2.041 livros e premiou 25 romances. Na 9ª edição, em 2016, o escritor barbarense Marcelo Maluf levou o prêmio São Paulo Literatura, na categoria “Autor Estreante Mais de 40 anos”, com o livro “A Imensidão Íntima dos Carneiros (Editora Reformatório).
A categoria “Melhor Livro do Ano” está aberta a autores que já publicaram romances de ficção anteriormente. Já na categoria dos estreantes, os escritores podem ter obras publicadas em outros gêneros, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro romance de ficção.
Um dos poucos prêmios no país a ter a categoria específica para estreantes, o Prêmio São Paulo de Literatura também se destaca por reconhecer não só os grandes nomes da literatura como também os novos talentos, abrindo portas para escritores nacionais e concorrentes estrangeiros com obras escritas originalmente em língua portuguesa e primeira edição mundial no Brasil em 2017.
Com foco em obras de ficção no gênero romance, o Prêmio São Paulo de Literatura oferece R$ 200 mil para o Melhor Livro do Ano e R$ 100 mil para cada autor estreante nas modalidades +40 e -40. Veja o edital completo em www.premiosaopaulodeliteratura.org.br.