Alunos retornam as aulas na rede pública
Rede estadual preparou diversas atividades e liberaram os alunos mais cedo

Quase 30 mil alunos da rede pública de Santa Bárbara d’Oeste retornaram, ontem, as aulas do segundo semestre de 2018. Na rede municipal, mais de dois mil profissionais da Secretaria da Educação recepcionaram os estudantes nas unidades após recesso escolar. A rede estadual preparou diversas atividades e liberaram os alunos mais cedo.
São mais de 15 mil alunos na rede municipal de ensino. Santa Bárbara d´Oeste atende crianças, jovens e adultos em 50 escolas municipais, entre Educação Infantil (0 a 5 anos), Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O ano letivo segue até dezembro.
Neste ano, as aulas iniciaram dia 7 de fevereiro e seguiram até 13 de julho. O recesso escolar foi iniciado em 16 de julho. Diversas manutenções e melhorias foram realizadas na estrutura das unidades, a fim de garantir um ambiente adequado às atividades de aprendizado e convivência escolar.
Na rede estadual, mais 14 mil alunos retornaram as aulas com horário especial. São cerca de 34 escolas da rede paulista em Santa Bárbara d’Oeste. Algumas unidades de ensino, como a Escola Estadual Profº Jorge Callil Assad Sallum as aulas retornaram antes, no dia 25.
O Centro de Estudos de Línguas também retorna as atividades a partir de hoje. O cronograma estadual segue até dezembro. Nos últimos dois dias, as equipes gestoras e professores estiveram reunidos para definir o planejamento escolar, incluindo as datas, avaliações e entrega de trabalhos.
Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as escolas devem encerrar a programação pedagógica, no mínimo, no dia 20 dezembro. As escolas também recebem matrículas de novos alunos interessados em ingressar na rede estadual, durante todo o ano letivo.
Para fazer o cadastro basta se dirigir à unidade de ensino mais próxima e preencher o formulário. É indicada a apresentação de documento de identidade (certidão de nascimento e RG) e comprovante de residência. No caso de alunos menores de idade, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.