Hospital SB tem quatro pacientes internados com KPC
Pacientes estão isolados e não há risco para pessoas que precisem de atendimento
O Hospital Santa Bárbara, mantido pela Santa Casa de Misericórdia, informou ontem que tem quatro pacientes internados com a bactéria KPC. Desses, dois na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e dois na enfermaria, ambos em isolamento, atendidos conforme protocolo para os casos.
Conforme informou o presidente da Santa Casa, Donizete Leite, os pacientes foram isolados e a Vigilância Sanitária comunicada. Ele explicou que os dois pacientes confirmados na UTI, estão em isolamento. Por sua vez, os dois casos da enfermaria, também estão em isolamento, porém, no mesmo quarto, além de enfermagem exclusiva para atendimento dos mesmos em ambos os setores.
Segundo Leite, questionado se os pacientes foram contaminados no hospital, respondeu que como a unidade de saúde é referenciada, precisam dos resultados dos exames para essa afirmação. Para garantir a segurança das pessoas que se encontram internadas o Hospital vem adotando todas as medidas necessárias,incluindo o isolamento dos pacientes, enfermagem exclusiva para os cuidados dos pacientes inclusive com a utilização de equipamentos de proteção individuais (EPI´s), todo material usado é descartável, placa de sinalização proibido terminantemente acessos de funcionários não habilitados entre outros cuidados. “Todo protocolo é rigorosamente fiscalizado pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e pelos enfermeiros coordenadores”, disse Leite.
O presidente do Hospital ressaltou, ainda, que não há nenhum risco às pessoas que procuram o Hospital todos os dias, visto que a transmissão acontece apenas em ambientes confinados e sem o rigor do controle de infecções hospitalares, o que não é o caso do Hospital Santa Bárbara.
Em nota, a Vigilância em Saúde de Santa Bárbara d'Oeste informou que foi comunicada e o material foi encaminhado para exame confirmatório ao Instituto Adolfo Lutz. Enquanto isso, as providências internas necessárias de controle e prevenção são tomadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do próximo Hospital Santa Bárbara. Neste ano, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, também registrou casos de KPC.