“Viajantes do Tempo” conta a história de S. Bárbara a 1,7 mil alunos

Dia 30, apresentações serão às 10h e às 14h, abertas ao público

O Teatro Municipal Manoel Lyra recebe até sexta-feira, dia 10, o espetáculo “Viajantes do Tempo”, criado pela Cia de Teatro Xekmat. As apresentações acontecem às 9h. O evento integra o Projeto Escola para o Ensino Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e no dia 30, às 10h e às 14h será aberto ao público.

O espetáculo realizado pela Prefeitura será apresentado para 1.700 alunos da Rede Municipal de Ensino. Ontem, aproximadamente 400 alunos assistiram à peça no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. As sessões são realizadas pela Secretaria da Educação aos estudantes dos 4º anos do Ensino Fundamental de 26 escolas municipais.

“A peça oferecida aos nossos alunos é uma maneira dinâmica de conhecer e estudar a história do Município. Durante a apresentação, eles podem interagir e participar do enredo, o que proporciona a construção do conhecimento de maneira dinâmica. A valorização de Santa Bárbara d’Oeste é uma importante linha de trabalho do prefeito Denis Andia”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O espetáculo “Viajantes do Tempo” traz a história de Santa Bárbara d´Oeste por meio da fundadora, Dona Margarida da Graça Martins, e seu escravo Tobias, abordando a sua vinda à região, a fundação da cidade, o plantio da cana e a construção da capelinha, entre outros, em um formato leve e divertido. 

O público também é convidado a participar da trama durante a apresentação. A duração é de 50 minutos com os atores Amauri de Oliveira e Roberto Isler. A direção é de Roberto Isler, técnica de Thiago Oliveira, Renata de Paula e Lucas de Oliveira, cenário de Amauri de Oliveira e figurino de Isabel Goes.

O espetáculo “Viajantes do Tempo”, criado pela Cia de Teatro Xekmat, vem de encontro ao pedido do público e pretendendo tornar o estuda da história de Santa Bárbara d’Oeste, mais dinâmico, leve e divertido, sem perder de vista o caráter informativo e cultural. 

Os personagens históricos: Dona Margarida da Graça Martins (fundadora de Santa Bárbara) e seu escravo Tobias, com participação interativa de todo o público, contam a história da fundadora, sua vinda à região e fundação da cidade, o plantio da cana, a construção da capelinha e muito mais, de maneira exata e divertida.

A Cia Xekmat  é uma iniciativa dos arte-educadores Amauri de Oliveira e Roberto Isler formada em 1990 com intuito de formar uma companhia de teatro que fosse totalmente auto-suficiente; com seus próprios textos, temas, linguagens e modos de atuação, podendo levar o nome da cidade para toda a região, para a capital e todo o estado.

Os trabalhos e projetos já realizados pela companhia teatral barbarense podem ser vistos através dos portais oficiais pelos endereços: www.ciaxekmat.blogspot.com, www.nacasaencantada.blogspot.com, www.encontraconto.blogspot.com.