O Contramestre Motta e os participantes da Oficina de Capoeira Socioeducativa convidam a população de Santa Bárbara d´Oeste e de toda a região para participarem da Roda de Capoeira neste domingo, 19 de agosto, a partir das 10h. Com entrada franca, o evento acontece no Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi.
Promovida pela Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, a Roda marca as comemorações do Dia do Capoeirista, celebrado em 03 de agosto, e do Dia dos Pais, comemorado no último domingo, dia 12.
Segundo informações da Fundação Romi, além da homenagem às duas datas festivas, os participantes da Roda de Capoeira irão mostrar aos espectadores os movimentos e organizações típicos da Capoeira, sua ginga e musicalidade. “Queremos despertar no público o interesse para elementos ricos do nosso país e promover um espaço de formação e difusão da cultura, através dos diversos agentes e bens artísticos produzidos em Santa Bárbara d’Oeste”, destaca o Contramestre Motta.
A Roda de Capoeira é um encontro aberto ao público, com classificação etária livre, que conta com a participação dos alunos da Oficina Capoeira Socioeducativa da Estação Cultural e de convidados especiais. Tem por razão social além da salvaguarda do bem cultural de natureza imaterial, conforme determina o Decreto nº 3.551 de agosto de 2000 e Resolução n° 001, de 03 de agosto de 2006, divulgar e valorizar um conjunto de misturas brasileiras, desenvolvidas principalmente por descendentes de escravos africanos. Compreende a arte marcial, a cultura popular e a música.
A 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou, em novembro de 2014, em Paris, a Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O reconhecimento da Roda de Capoeira, pela Unesco, é uma conquista muito importante para a cultura brasileira e expressa a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão.
Oficina
A Oficina de Capoeira Socioeducativa é um projeto da Estação Cultural da Fundação Romi voltado à valorização desse misto cultural de arte e esporte. Além dos gingados, a Oficina de Capoeira, com seu ritmo, canto, dança e música proporciona, ao público participante, apresentações de maracatu, afoxé e samba de roda. Nas Oficinas de Capoeira além de aprender a jogar, o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos.
O objetivo traçado pela Estação Cultural ao promover a Oficina de Capoeira Socioeducativa é contribuir para a redução da vulnerabilidade e risco social e da evasão escolar por meio da prática da oficina cultural, cuja finalidade é a disseminação de princípios e valores como respeito, tolerância, equidade, cidadania e a valorização dessa tradição.
Não há limite de idade. As atividades acontecem aos sábados, das 11h às 13h. Gratuita, os interessados devem realizar suas inscrições, presencialmente, na Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia.
A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Mais informações podem ser acessadas através do site www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 e 3455-4830.