Avançam as obras do Corredor Metropolitano

94% das obras já estão concluídas

As obras do Corredor Metropolitano em Santa Bárbara d’Oeste seguem com várias frentes de trabalho. Segundo informações da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) o projeto em toda sua extensão na região já alcança 94% das obras concluídas.

Em Santa Bárbara d'Oeste está em andamento a construção de 2,7 km de faixa exclusiva para ônibus nas avenidas da Fazenda e Laura Santos, incluindo a implantação e ciclovia, pontos de parada, serviços de infraestrutura hidráulica, drenagem e sinalização viária. Segundo informações da EMTU, todo o trecho de 24 km de extensão está com 94% dos trabalhos concluídos, envolvendo sistema viário, equipamentos de transporte, entre outras intervenções. 

Outra frente de obra na cidade é a Ponte Ribeirão dos Toledos que se encontra com 35% dos trabalhos executados. Será iniciada a construção da estação Ribeirão dos Toledos, além de pequenas adequações viárias nas avenidas Pérola Byington, Floriano Peixoto e Tiradentes onde serão instaladas quatro paradas.

Em Nova Odessa está em construção o viaduto Jean Nicolini mais os serviços de drenagem do bosque Manoel Jorge e Rua João Bassora.O lote completo do Corredor Biléo Soares, interligando Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d'Oeste está previsto para ser concluído até o fim deste ano.

As intervenções para a construção do Corredor Vereador Biléo Soares em Santa Bárbara d'Oeste estão incluídas no lote de obras de 24 km que ligará esta cidade a Nova Odessa, passando pelo município de Americana.

Nesse lote já foram entregues o Rodoterminal Santa Bárbara d'Oeste, 5 km de viário exclusivo para ônibus entre Americana e Santa Bárbara (avenidas Europa e São Paulo), com cinco paradas, e as Estações de Transferência São Paulo e Amizade. 

Em Americana, além do viário exclusivo de 2 km, foi entregue à população o terminal metropolitano local. Em Nova Odessa foram concluídos os 5,7 km de viário exclusivo na avenida Ampélio Gazetta, mais um terminal e uma estação de transferência, mais seis paradas. 

O objetivo do Corredor Metropolitano é aumentar a integração na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e melhorar o fluxo no trânsito, através da criação de corredores exclusivos para ônibus. A obra total terá 32,7 km de extensão e 7 km de faixas exclusivas para ônibus, interligando Campinas a Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Monte Mor, Americana e Santa Bárbara d'Oeste.

No projeto do Corredor Metropolitano Noroeste, a Avenida São Paulo prevê faixas de rolagem para tráfego de veículos, faixa exclusiva para o deslocamento dos ônibus e faixas para estacionamento. No final da via, há a transposição sobre o Córrego Mollon e o prolongamento da Avenida São Paulo até a Avenida Prefeito Isaías Hermínio Romano com transposição do Córrego Giovanetti.

No município, o trajeto do Corredor Metropolitano começará na Avenida São Paulo, seguindo até a Avenida Tiradentes, entrando pela Rua Floriano Peixoto até a SP-306. Neste local, uma Estação de Transferência será instalada e o trecho até as proximidades da confluência com a SP-304 será duplicado. Na confluência foi instalado o Terminal Rodoviário. O trecho prevê ainda Estações de Transferência na Avenida São Paulo e Ribeirão dos Toledos, prolongamento da Avenida São Paulo e a transposição do ribeirão e Córrego Mollon.