SB pode aderir a mais um sábado de imunização contra pólio e sarampo

Municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças contra a poliomielite e o sarampo, podem abrir os postos de vacinação neste sábado

Estados e municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças contra a poliomielite e o sarampo, podem abrir os postos de vacinação neste sábado, dia 1º. A orientação para que os gestores locais realizem uma nova mobilização é do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste ainda avalia a situação. A campanha tem prazo final até amanhã. 

A medida tem como objetivo vacinar as crianças de um ano a menores de cinco, que ainda não estão protegidas contra as duas doenças. A última atualização enviada pelos estados mostra que, até esta terça-feira (28), 70% das crianças brasileiras se vacinaram. Em todo o país, foram aplicadas mais de 15,7 milhões de doses das vacinas (cerca de 7,8 milhões de cada).

A organização da mobilização é de responsabilidade de cada município, portanto é necessário verificar com as Secretarias Municipais de Saúde quais postos estarão abertos neste sábado para vacinar contra poliomielite e sarampo. A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara informou que avalia a situação mediante as novas diretrizes do Ministério da Saúde.

“Queremos impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. Por isso, convocamos pais e responsáveis a levarem as crianças que ainda não foram vacinadas aos postos de saúde, independente da situação vacinal anterior, já que, neste ano, a campanha é indiscriminada", ressalta o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.

No município, os pais podem procurar os seguintes postos de vacinação: UBS "Dr. Jeber Juabre" (Centro de Saúde II), UBS "Amália Salvador Dal'Bello", UBS "Dr. Helio Furlan", UBS "Dr. José Togeiro de Andrade", UBS "Dr. Simão Galdeman", UBS "Dr. Carlos Perez", UBS "Dr. Felício Fernandes Nogueira", UBS "Dr. José Wenceslau Júnior", UBS "Paulo Pereira Fonseca", UBS "Dr. Célio Faria", UBS “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães" e UBS "Dr. Joel Lincoln May Keese".