Polio e Sarampo: SB não adere ao Dia D e doses seguem disponíveis

Confira locais e horários para vacinação

Mesmo não aderindo a mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, recomendado pelo Ministério da Saúde, as doses seguem disponíveis para o público alvo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Santa Bárbara d’Oeste.

A Prefeitura informou que a Vigilância Epidemiológica tem atuado durante toda a semana junto às creches e unidades escolares do município, visando à busca ativa da caderneta de vacinação das crianças. A iniciativa já imunizou 6.920 crianças. Foram aplicadas, no total, 6.823 doses da vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, resultando em 78% de cobertura, e 6.920 doses da vacina contra poliomielite, com 79,11% de cobertura. 

A iniciativa tem como público-alvo crianças entre um ano e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). A população deve apresentar caderneta de vacinação e o cartão SUS. Também devem procurar as unidades adultos e/ou responsáveis por crianças (que não pertencem ao público-alvo), adolescentes com doses em atraso, viajantes de 6 meses a menores de 1 ano de idade e também aqueles que vão se deslocar aos Estados de Roraima e Amazonas, em virtude da situação emergencial do sarampo. 

A vacina é contraindicada para crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos. Não há registro de casos de paralisia infantil em SP há 30 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado.

No município, os pais podem procurar os seguintes postos de vacinação: UBS "Dr. Jeber Juabre" (Centro de Saúde II), UBS "Amália Salvador Dal'Bello", UBS "Dr. Helio Furlan", UBS "Dr. José Togeiro de Andrade", UBS "Dr. Simão Galdeman", UBS "Dr. Carlos Perez", UBS "Dr. Felício Fernandes Nogueira", UBS "Dr. José Wenceslau Júnior", UBS "Paulo Pereira Fonseca", UBS "Dr. Célio Faria", UBS “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães" e UBS "Dr. Joel Lincoln May Keese".