Estrutura da Ponte do Ribeirão dos Toledos é deslocada

Operação teve início na manhã de ontem e segue hoje

Atraindo olhares fixos dos barbarenses durante todo o dia, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) deu início ao deslocamento da estrutura metálica da ponte que está em construção sobre o Ribeirão dos Toledos. A ponte Ribeirão dos Toledos, de 44 metros de extensão, faz parte do novo trecho do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares.

O processo de deslocamento da estrutura deu início no período da manhã de ontem e segue nesta quinta-feira. O trânsito na Avenida Corifeu de Azevedo Marques ficou interditado no trecho entre as vias Inácio Antônio e Paulo de Moraes por algumas horas do dia.

Morando a 46 anos em uma das casas da antiga Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste, Antônio Camargo, conhecido como “Toninho da Estação”, se impressionou com a estrutura da ponte. “Jamais imaginaríamos uma obra tão grande nesse trecho e que irá beneficiar tanto a população da cidade”, disse. 

Segundo informações do Governo do Estado, a ponte será ligação direta do novo prolongamento da Avenida São Paulo, que está em construção, à região central de Santa Bárbara d'Oeste. A previsão de conclusão desse trecho é até o final do ano. Terminada essa etapa da obra, terá início o trabalho de fixação da estrutura, a concretagem e a sinalização do viário da nova ponte.

As obras do Corredor Metropolitano seguem com várias frentes de trabalho. Em Santa Bárbara d'Oeste está em andamento a construção de 2,7 km de faixa exclusiva para ônibus nas avenidas da Fazenda e Laura Santos, incluindo a implantação e ciclovia, pontos de parada, serviços de infraestrutura hidráulica, drenagem e sinalização viária. As intervenções para a construção do Corredor Vereador Biléo Soares em Santa Bárbara d'Oeste estão incluídas no lote de obras de 24 km que ligará esta cidade a Nova Odessa, passando pelo município de Americana.

O objetivo do Corredor Metropolitano é aumentar a integração na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e melhorar o fluxo no trânsito, através da criação de corredores exclusivos para ônibus. A obra total terá 32,7 km de extensão e 7 km de faixas exclusivas para ônibus, interligando Campinas a Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Monte Mor, Americana e Santa Bárbara d'Oeste.

No município, o trajeto do Corredor Metropolitano começará na Avenida São Paulo, seguindo até a Avenida Tiradentes, entrando pela Rua Floriano Peixoto até a SP-306. Neste local, uma Estação de Transferência será instalada e o trecho até as proximidades da confluência com a SP-304 será duplicado. Na confluência foi instalado o Terminal Rodoviário. O trecho prevê ainda Estações de Transferência na Avenida São Paulo e Ribeirão dos Toledos, prolongamento da Avenida São Paulo e a transposição do ribeirão e Córrego Mollon.