Cia Xekmat completa 28 anos
Companhia de teatro é a mais antiga em atividade ininterrupta de Santa Bárbara d’Oeste
A Cia Xekmat completou, ontem, 28 anos de fundação. A companhia de teatro é a mais antiga em atividade ininterrupta de Santa Bárbara d’Oeste. Criada pelos arte-educadores Amauri de Oliveira e Roberto Isler, a companhia já contabiliza mais de 80 espetáculos apresentados em diversas cidades do Estado.
Segundo Amauri, a idéia era formar uma companhia de teatro que fosse totalmente auto-suficiente; com seus próprios textos, temas, linguagens e modos de atuação, podendo levar o nome da cidade para toda a região, para a capital e todo o estado. “Pensando principalmente na qualidade dos espetáculos apresentados e unindo sempre a educação e a cultura a companhia criou histórias alegres e inesquecíveis”, disse.
Em seus anos de atuação, eles se apresentaram em mais de uma centena de cidades, incluindo a grande São Paulo. Também participaram de seus projetos incontáveis teatros, escolas, empresas, clubes, entidades e ONGs. “Eles se tornaram clientes, gerações de pequenos espectadores que cresceram assistindo aos espetáculos e participaram de nossas aventuras. Atualmente nossos antigos fãs trazem seus filhos para conhecerem as aventuras e se divertir com as novas histórias”, conta.
Espetáculos como: ”Xi...a TV Pifou!”, “Quem atirou o pau no Gato?”, “Bombástica, Fragmentos de uma educação”, “Guerra dos Hormônios”, “Ora, ora, o Caapora”, “Assim surgiu Brasil”, “Nosso Jardim”, Aventuras Malasárticas”, “A Galinha dos Ovos de Ouro”, “Menina Bonita”, “Nosso Jardim”, entre tantos outros que agora fazem parte do imaginário de crianças, jovens e adultos.
Muitos espetáculos como “Toró de Histórias” foram premiados e apoiados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Entre seus projetos destacam-se: “Teatrando”, curso livre de teatro que durante vários anos formou centenas de jovens atores e atrizes, acontecendo no Centro Cultural Léo Sallum e CEU das Artes e sempre encerrando-se com apresentação no Teatro Municipal.
Outro projeto de destaque é o “Encanta Conto”, sessões mensais de contação de histórias nas bibliotecas públicas de Santa Bárbara, Nova Odessa e Iracemápolis. O espetáculo “Viajantes do Tempo”, com a interpretação da fundadora da cidade, Dona Margarida e do seu escravo Tobias no CEDOC da Fundação Romi e na Virada Cultural também fazem parte do repertório de espetáculos.
Além destes destaca-se a FLISB – Festa Literária de Santa Bárbara d’Oeste, divulgando e apoiando a literatura com inúmeras atividades gratuitas. Um dos projetos da Cia Xekmat: “A Casa Encantada”, coordenada pela contadora Renata de Paula, local de difusão e, divulgação e fortalecimento da contação de histórias e resgate da tradição oral, foi reconhecida como Ponto de Leitura do Ministério da Cultura no Programa Mais Cultura, Bibliotecas Vivas. Além disso, durante oito anos foram recebidas milhares de crianças em seu espaço mágico, encontros de educadores e contadores foram realizados, mais de 60 cursos e oficinas de contação de histórias, confecção de material e técnicas diversas, formaram centenas de contadores.
Para o próximo ano a Casa Encantada está se mudando para outro espaço, maior e mais completo numa parceria com poder público e empresas. Os Encontros Regionais e Nacionais de Contadores de histórias, coordenados pela Cia Xekmat tem se tornado referência entre os contadores de todo o Brasil, levando Santa Bárbara a ser considerada Capital Nacional da Contação de Histórias.
Neste ano em que completa 28 anos de atividade pela Cia Xekmat, projetos ambiciosos e de longo prazo: a “Confraria do Conto” e a volta da “Casa Encantada”. A “Confraria do Conto” é uma associação formada por contadores de histórias de dez cidades da região, unidos para o fortalecimento da atividade, qualificação e realização de novos projetos. Já se apresentaram em várias cidades da região e regularmente recebe convites para levar a contação e a narrativa oral para outros locais.
A “Roda Literária” forma e une novos escritores da cidade, realizando capacitações exercícios e a prática da literatura, além da criação de novos projetos de incentivo à leitura como o livro “Contos e Causos de Santa Bárbara” em parceria com a Secretaria de Cultura e a FLISB – Festa Literária de Santa Bárbara.
Para 2019 a Cia teve os eu projeto “Nas Asas da Leitura” aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura e acontecerá em quatro bibliotecas diferentes, levando contação, teatro e formação de novos contadores a várias cidades da região. “Estamos sempre renovando nosso compromisso de levar teatro, educação e lazer, a preços populares, criando formas de socializar e difundir a cultura para crianças jovens e adultos”, afirma.
Os trabalhos e projetos já realizados e as novidades que virão podem ser vistos na Internet e no facebook: www.ciaxekmat.blogspot.com.br. “Com seus 28 anos a Cia Xekmat deixou de ser apenas mais uma companhia de teatro, reafirmando a sua vocação de ser uma promotora de oportunidades e eventos das mais diferentes vertentes culturais. E que venham muitos anos mais”, finaliza.