A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste está investigando um óbito suspeito de febre maculosa no município, doença transmitida pelo carrapato estrela. A Vigilância Epidemiológica recebeu a notificação suspeita ontem, segunda-feira (15) e investiga o caso do paciente, que estava internado no Hospital Santa Bárbara e veio a óbito.
“A pasta ressalta que a confirmação da causa da morte só será possível por meio de exames laboratoriais”, informou em nota. Conforme apurado pela reportagem, o caso suspeito é de um homem, com 36 anos, morador no Parque Rochelle II.
Em 2018, foram registrados três casos positivos de Febre Maculosa no Município, com um óbito confirmado. Foram registradas 77 notificações suspeitas, das quais 66 apresentaram resultado negativo para a doença, e outras oito notificações suspeitas que aguardam resultado. Em 2017 foram registrados dois casos positivos para a doença também com um óbito confirmado.
Vale destacar que os setores de Vigilância Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município realizam periodicamente um mapeamento para identificação das áreas de risco e áreas de transmissão da doença. Todas as áreas de risco e áreas de transmissão no município possuem placas de identificação com alertas para a população sobre os locais com a presença de carrapato-estrela (transmissor da doença).
É importante que a população fique alerta quanto a frequentar áreas de risco de transmissão da doença (matas, beiras de rio, áreas de pescaria, etc) e apresentando os sintomas (febre, dor no corpo, fraqueza) procurar um serviço de saúde para início do tratamento, relatando ao médico que frequentou áreas de risco e/ou teve contato com carrapatos nos últimos 15 dias.