Comunidade escolar vota contra instalação de ensino integral na Ulisses

Mais de 240 pessoas participaram de votação

Com a presença de mais de 240 pessoas, a Escola Estadual Profº Ulisses de Oliveira Valente de Santa Bárbara d’Oeste promoveu, no último dia 9, uma assembleia para definir a implantação do Ensino Integral em 2019. Por maioria, a comunidade escolar votou contra a instalação do programa. 

Esta foi a quarta tentativa da unidade implantar o Ensino Integral aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio.  Em Santa Bárbara d’Oeste, 7 unidades já oferecem o programa sendo: E.E. Profº Antonio Matarazzo, E.E Profº Jorge Calil, E.E. Profª Elisabeth Steagall, E.E. Monsenhor Henrique Nicopeli, E.E. Comendador Emilio Romi, E.E. Profª Sonia Bataglia e E.E. Profª Maria Guilhermina Fagundes Lopes.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Educação, uma das diretrizes para adesão do programa é que o diretor de escola da unidade indicada convide a equipe e a comunidade escolar a conhecer o programa e convocar o Conselho de Escola para a decisão formal de adesão. 

Nas escolas do Programa de Ensino Integral, os estudantes se dividem entre as disciplinas da Base Nacional Comum, eletivas, aulas experimentais, projeto de vida, clube juvenil e tutoria. Também merece destaque a estrutura física (com laboratórios e refeitórios) que essas escolas mantêm e são determinantes no aprendizado dos estudantes.