Saúde em Ação já tem 18 obras entregues na RMC
Quatro Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foram entregues
Os membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) se reuniram, ontem (16), no município de Hortolândia. A reunião foi presidida pelo vice-presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis, prefeito de Jaguariúna. No encontro, foi apresentado que 18 obras do Projeto “Saúde em Ação”, parceria do governo estadual com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), já foram entregues na região. Dessas, quatro Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
A apresentação do andamento das obras foi feita pela Dra. Fátima Palmeira Bombarda. As unidades são entregues totalmente equipadas com aparelhos modernos. Em Santa Bárbara d´Oeste, o projeto entregou no dia 28 de setembro a UBS “Elias David Fernandes – Elias do Raio-X”, da região da Vila Grego e Residencial Furlan, e em 5 de outubro o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial) no bairro Jardim Fernando Mollon.
A pauta da reunião também incluiu atualização sobre os andamentos do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) da RMC e escolha dos suplentes para compor o Comitê Executivo. Os suplentes escolhidos foram o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz e dois representantes do Estado: Laura Perez, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Zilião, dos Transportes. A próxima etapa será escolher os representantes da sociedade civil. Já foram eleitos os titulares.
Na pauta, ainda, a implantação da Central Regional de Regulação dos Serviços de Saúde (CROSS). Houve também a apresentação do projeto “Reequipamento dos Centros Municipais de Atendimento ao Turista da RMC”. Os prefeitos decidiram destinar R$ 100 mil do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) para os municípios criar ou ampliar os Centros Municipais de Atendimento ao Turista.