Para comemorar o mês da criança, o Fábrica das Artes de Americana preparou uma programação especial com cinco espetáculos infantis. Um dos destaques é a apresentação da Cia Gramelô de Teatro de Santa Bárbara d’Oeste. Também se apresentam a Entretenimento Cultura, a Cia. Arte-Móvel de Teatro, além dos anfitriões, GTT - Grupo Teatral Talento, mantenedor do Espaço Fábrica das Artes. O espetáculo “Uirapuru – Uma Lenda Brasileira” acontece dia 25, às 20h.
O ingresso é o Ticket Cultura, modalidade de cobrança onde o espectador decide o valor que deve ser pago. Será distribuído no dia do espetáculo a partir de 1h antes do inicio da apresentação. A arrecadação de cada espetáculo é dividida entre o grupo e o espaço, para valorizar o artista e ajudar a manter o espaço. O evento tem como apoio e parceria os grupos participantes.
O espetáculo barbarense conta uma história envolvente que resgata e incita reflexão da cultura popular e folclórica brasileira, através da lenda do pássaro Uirapuru. Composto por elementos simbólicos de animação, tais como bonecos e objetos, o espetáculo tem como intuito de provocar no espectador reflexão sobre a prática de respeito às diferenças individuais e coletivas, e principalmente a busca pela liberdade.
A peça é baseada em pesquisas folclóricas e na cultura popular brasileira. O projeto é livremente inspirado na obra O pequeno Imperador, de Atílio Bari, e foi adaptado dramaturgicamente, com intuito de resignificar sua linguagem, contexto e realidade, porém sem perder a sua essência que é a importância da liberdade e da tolerância, temas tão ausentes nos dias atuais.
A história conta sobre uma menina de uma pequena cidade que sempre foi o centro das atenções certa vez brincava com seu empregado e melhor amigo quando capturou e prendeu o Uirapuru, um pássaro que a atrai e fascina pelo seu canto e pelas cores vivas e irradiantes. A partir daí, tudo começa a mudar naquele pequeno pedaço de chão: as árvores e as flores murcham e perdem as cores e um período de maus fluídos e infertilidade toma conta daquele lugar. Ao perceber o seu desejo egoísta de ter o pássaro somente para si, tenta ignorar a verdade, pois é muito difícil aceitar a realidade. Entre cores e movimentos, a poética do espetáculo é transformada em ação.
A direção e adaptação é de Helton Carlos e conta no elenco com Bruno Smanioto, Fabiana Pantarotto e Marcela Isler. A Cia Gramelô de Teatro é de Santa Bárbara d’Oeste e foi fundada em 2010. Os integrantes são atores/educadores com experiência em projetos culturais e ações pedagógicas dentro de escolas particulares e públicas. A programação completa pode ser conferida na página oficial do Fábrica das Artes pelo Facebook. O Fábrica das Artes fica localizado na Rua Dr. Cícero Jones, 146 - Vila Redher em Americana.