Colégio Mundo Encantado/Ethos desenvolve ação no “Léo Sallum”

O Centro Cultural e Biblioteca “Professor Léo Sallum”, localizado no bairro Cidade Nova, está recebendo uma ação social do Colégio Mundo Encantado/Ethos. A iniciativa consiste na revitalização da sala infantil do espaço a fim de torná-la um local mais colorido e dinâmico para toda a comunidade. Os trabalhos tiveram início em setembro e a previsão é concluir até o fim de outubro.

A ação social faz parte das atividades do Projeto Anual do Colégio Mundo Encantado/Ethos que este ano tem como tema “200 Anos da Nossa Bárbara Cidade”.  Desde o início das aulas, no começo do ano, o tema tem sido trabalhado através de maquetes, exploração de mapas, identificação das necessidades da cidade, observação do entorno onde vivem e convivem, entre outras atividades.

“Nós como uma escola sustentável que cuida e educa, sempre em busca de vivências e práticas para o melhor desempenho de nossos alunos desenvolvemos um projeto pedagógico que visa levar os alunos a pensar e problematizar a cidade nos seus diversos setores”, informou a gestora de projetos do Colégio Mundo Encantado/Ethos, Edineuma Oliveira Andrade de Jesus.

Segundo a gestora, o  projeto pedagógico de 2018 do Colégio Mundo Encantado/Ethos também levou em consideração o tema proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas) deste ano que é ano internacional do patrimônio material, imaterial, natural e digital. “Tudo isso se deu com o objetivo de incentivar e conscientizar nossos alunos e a comunidade a desenvolver o hábito de atitudes de preservação ao patrimônio público e uso consciente do mesmo”,  relatou a gestora de projetos.

Dessa forma, foram elaboradas várias ações  com os alunos, a comunidade escolar, pais, poder público  e apoio da comunidade para serem desenvolvidas em  diversos espaços públicos, entre eles o Centro Cultural e Biblioteca “Professor Léo Sallum”. No caso do local a ação envolve os alunos do 3º ano.

A ação

A atividade no Centro Cultural e Biblioteca “Léo Sallum” busca levar mais cor para a sala infantil, com a pintura do local e  decoração com painéis. Além disso, a iniciativa expandiu para a Praça que coloriu os bancos com desenhos de livros. Outra atração no jardim foi à instalação de um letreiro incentivando a leitura.  Para execução da ação contaram com diversos apoios.

Segundo a gestora de projetos, com essa ação buscam através do olhar das crianças, incentivar a comunidade a desenvolver o hábito de conviver nesse espaço cultural, não somente com leitura, mas também com os eventos culturais que o local oferece. Também querem incentivar e criar nos alunos, familiares e comunidade de modo geral, atitudes de preservação do patrimônio público e uso consciente do mesmo.

A chefe do Centro Cultural e Biblioteca “Léo Sallum”, Andréia Teodoro, relatou que o  Colégio Mundo Encantado/Ethos sempre foi parceiro do Centro Cultural nas atividades desenvolvidas  no equipamento e na utilização do espaço. Desta vez, a parceria ocorreu de uma maneira diferente com a mobilização de pais, aluno e professores que promoveram transformações que beneficiaram todos os  usuários. “ Foi uma ação que ultrapassou nossas expectativas e,além dos resultados da revitalização do local, também pode ser percebida pelo aumento de leitores e retiradas de livros, já que vários alunos tornaram-se frequentadores de nossa biblioteca”, informou.

O Colégio

O Colégio Mundo Encantado/Ethos atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. A unidade está localizada à Rua Porto Alegre, 426/446, bairro Cidade Nova.