Palco “Experimente SP” é uma das novidades da Virada

Objetivo do palco Experimente SP é difundir as artes e coletivos urbanos das mais variadas linguagens culturais

A 12ª edição amplia de 22 para 34 a quantidade dos municípios participantes e anuncia a modalidade “Palco Experimente SP”, para novos artistas e experiências. Na região, também recebem o evento este ano as cidades de Limeira e Indaiatuba. As cidades de Americana e Piracicaba estão de fora nesta edição.

O objetivo do palco Experimente SP é difundir as artes e coletivos urbanos das mais variadas linguagens culturais, como coletivos artísticos, grupos de cultura tradicional, enfim, novas experiências culturais e sensoriais. Muito mais do que shows, a ideia é que o público vivencie a diversidade da arte contemporânea, especialmente nas novas cidades do circuito.

Começando por Ilha Solteira, no sábado e domingo 03 e 04 de novembro, a programação da Virada Cultural Paulista segue nos demais finais de semana, contando não só com mais 12 cidades como também com uma novidade: os palcos Experimente-SP, idealizados especialmente para apresentações inovadoras de dança, vídeo mapping, artes integradas, DJs, coletivos artísticos, grupos de cultura tradicional e novas estrelas desses municípios.

A Secretaria de Cultura do Estado já vem divulgando a programação das primeiras cidades que recebem o evento. Ilha Solteira já divulgou atrações como João Válio (stand up comedy), Zeca Baleiro e Benito di Paula. Nos dias 10 e 11 o projeto acontece em Indaiatuba, Itapetininga, Franca, Mogi das Cruzes, Votuporanga e Taubaté. Indaiatuba recebe atrações como Marina Lima e Nação Zumbi. 

Mogi das Cruzes divulgou Marcelo Jeneci, TWL Ousadia (Teatro) e mais 32 atrações. Em Votuporanga o rapper Rashidd e a dupla Hugo e Tiago são os principais nomes. A cidade de Franca confirmou Projota e Exaltasamba e Taubaté divulgou a banda brasileira Titãs.

Em Santa Bárbara d’Oeste a programação do evento acontece em cinco pontos da cidade: CSU (Centro Social Urbano), Teatro Municipal “Manoel Lyra”, Biblioteca Pública Municipal "Maria Aparecida de Almeida Nogueira" (Centro), Museu da Imigração e Estação Cultural. As atrações serão divulgadas em breve.