Mostra Sankofa será realizada no Anfiteatro
Evento contará com apresentações de dança, afro, capoeira, maracatu, poesia e muita música
O Anfiteatro Detinha Dagnoni irá sediar na próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, às 19h, a Mostra Cultural Sankofa. O evento contará com apresentações de dança, afro, capoeira, maracatu, poesia e muita música. A realização é da Associação de Capoeira Motta & Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Segundo Sílvia Motta, coordenadora pedagógica da Associação de Capoeira Motta & Cultura, o evento tem como objetivo apresentar a cultura afro-brasileira, além de promover o fomento, valorização e arte dessa cultura em cumprimento a Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Ele explicou que Sankofa significa: "Resgatar a memória para continuar fazendo história no presente ".
Durante a mostra, haverá apresentação dos alunos do Projeto Capoeira socioeducativa da Estação Cultural, Projeto O Corpo que fala, Maracatu, Estação Quilombo, Baque Mulher de Americana e projeto Capoeira Cidadania Romano. O Anfiteatro Detinha Dagnoni fica localizado à Avenida Monte Castelo, 1000, Jardim Primavera.
A associação
A Associação de capoeira Motta &Cultura Afro,fundada em 5 de fevereiro de 2006, é uma associação sem fins lucrativos, ponto de Cultura, que desenvolve projetos na cidade de Santa Bárbara e Americana . A entidade tem como objetivo resgatar e difundir a Cultura Afro- Brasileira através de manifestações culturais e tradicionais apresentadas em diversos locais de Santa Bárbara do Oeste e região. Além disso, busca fortalecer a identidade social e a "quebra de invisibilidade",valorizando estas tradições culturais com ações afirmativas. Também promover um espaço de formação e difusão da cultura,através dos diversos agentes e bens artísticos produzidos em suas ações, democratização e o maior acesso ao projetos culturais desenvolvidos por comunidades sociais e bairros das periferias da cidade.
Os projetos da Associação são - Centro Cultural Edgard Tricânico d´Elboux: Capoeira Ação no Romano; Iniciação rítmica (tambores); Dança Afro e Expressões; e Poesias. Na Estação Cultural: Capoeira socioeducativa com apoio da Fundação Romi. Na Estação Quilombo: Maracatu. Além disso, os profissionais estão em atuação nos Cieps Padre Victorio e Charles Keese Dodson.