Os vereadores José Luís Fornasari, o Joi (SD), e Celso Ávila (PV) protocolaram requerimento convidando a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, a comparecer em reunião ordinária, no dia 21 ou 27 de novembro, na Câmara Municipal. O convite é para a secretária falar sobre a disponibilidade de soro antiescorpiônico na cidade.
O convite leva em consideração o trágico acidente com escorpião que tirou a vida de uma criança de apenas 10 anos causando grande comoção no Município e região; e que devido este fato estão sendo durante questionados em relação ao município não possuir o soro antiescorpiônico, antiaracnídico e antiofídico.
Joi é autor do Requerimento nº 1.022, de 11 de agosto de 2017, pedindo informações sobre a existência de estoque desses soros na rede pública do Município. Em resposta ao vereador, a Administração afirmou que, à época, o Município não possuía estoque de soro específico contra picada de animais peçonhentos. Além disso, que a responsabilidade é do Estado. Na resposta foi informado, ainda, que a cidade teve em 2017: 113 acidentes notificados com escorpião; dez com aranhas; e dois com cobras.
“Fico muito triste em saber pelo alto nível de acidentes que o Município teve ano passado que não foi tomada nenhuma providência para mudar essa situação. Quero acreditar que seja por força superior federal e estadual. Agora, com os novos governos espero que se sensibilizem e todos os municípios tenham o soro. Tenho certeza que tendo o soro nas cidades se evitariam muitas mortes, especialmente de crianças como a da menina em Santa Bárbara”, disse.
Neste ano, vários vereadores fizeram indicações e moções ao Poder Executivo com pedidos de serviços de limpeza e de dedetização de bueiros e galerias bem como visitas do Centro de Controle de Zoonoses, em diversos bairros da cidade, em razão de aparecimento de escorpiões. Entre eles, o vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista, que fez em outubro indicação para dedetização contra escorpiões em imóveis na Rua Rússia, no Jardim Europa.
“Infelizmente, na manhã desta quarta-feira, fui surpreendido com a informação de que uma menina de 10 anos de idade faleceu em decorrência de picada de escorpião no Jardim Europa. Uma notícia triste, principalmente pelo motivo de que há alguns meses venho cobrando da prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, medidas para combater os escorpiões na cidade. A prefeitura alega que a responsabilidade pelo fornecimento do antiescorpiônico é do Governo do Estado, vamos apurar essa questão”, disse o parlamentar em sua rede social.