Edital do governo federal prevê seis médicos para SB

Vagas abertas são para preencher a saída de médicos cubanos

As inscrições do Programa Mais Médicos, do Governo Federal,  para preencher vagas abertas com a saída dos médicos cubanos,  tiveram início ontem (21/11) e terminam no domingo (25).  Conforme o edital, publicado na terça-feira (20/11), no Diário Oficial da União, para o município de Santa Bárbara d´Oeste foram abertas seis vagas. 

Na região, há, ainda, contratações para Piracicaba (22); Limeira (38); Nova Odessa (09), entre outras cidades. De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais habilitados podem se inscrever por meio do site: maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro; a data limite é 7 de dezembro. São ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. 

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O salário é de R$ 11,8 mil. Se houver vagas remanescentes, um segundo edital será lançado em 27 de novembro com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros. 

Em Santa Bárbara d´Oeste, o município conta com seis médicos cubanos. Os profissionais atuam nas Unidades Básicas de Saúde do São Fernando, Mollon, Cruzeiro do Sul, 31 de Março e Centro de Saúde 2.  Segundo a Prefeitura, dos seis médicos generalistas que atuam no município, três já se desligaram e outros três devem se desligar até sexta-feira (23). Em 2013, chegaram os primeiros médicos cubanos na cidade.