Compra antecipada do material escolar traz benefícios

Movimentos em papelarias e lojas especializadas já aumentou

O início do ano é sempre o período de compras de material escolar. Uma boa opção para quem deseja se preparar com antecedência, ficar despreocupado com os gastos financeiros e as filas de última hora é planejar desde já a compra dos itens da lista. Nas papelarias e lojas especializadas da cidade já é registrado o movimento dos pais e a expectativa é de aumento nas vendas nas próximas semanas. 

A consultora de vendas Cecília dos Santos tem dois filhos que ingressarão em mais um ano do Ensino Fundamental. Ela já começa a se preocupar com o material dos meninos. "Faço uma pesquisa de preço antes de ir às compras. Eles sempre querem materiais com temáticas de times de futebol ou desenho e esses são os mais caros", pontuou. 

Entre as vantagens de realizar a atividade neste período estão o movimento reduzido nas lojas especializadas e o tempo de sobra para fazer pesquisas de preços e comparar a qualidade dos produtos disponíveis. O comerciante João Odair Costa da Silva, de uma papelaria na Avenida Monte Castelo, já registra boas vendas. “Muitos pais antecipam as compras de materiais escolares ou até mesmo já pesquisam com mais calma para evitar a correria de última hora”, disse. 

A antecedência da divulgação das listas pelas escolas também contribuiu para que os pais possam se adiantar. "A procura já dá início logo após as festas de fim de ano, principalmente os pais que tem filhos no Ensino Fundamental, já que a lista de itens é bem maior", aponta.

A expectativa é de aumento das vendas a partir da semana que vem. “Alguns pais já pesquisam e compram, ou já compram sem pesquisar ou só pesquisam”, afirma. A pesquisa é um fator fundamental. E o consumidor deve procurar estabelecimentos que ofereçam vantagens no pagamento.

De acordo com Diogo Luiz Junior, a maioria das vendas é efetuada com dinheiro à vista. “Os pais que já antecipam a compra dos materiais aproveitam o pagamento do 13º e já efetua o pagamento a vista, também visando descontos”, disse. Para as vendas da semana que vem ele destaca que o pagamento será parcelado para não conflitar com as parcelas de IPVA E IPTU. 

As listas contêm de 40 a 50 itens, em média, e a escolha de cada um deles demora. “Quem deixar para comprar depois terá que ter paciência, principalmente porque as filas aumentam e os produtos com preços mais acessíveis acabam mais rápido”, afirma a consultora de vendas Liliane de Freitas.

Em média, as listas variam de R$ 100 a R$ 400, dependendo da idade e das atividades que a escola programa para o ano. E para atrair a clientela, as papelarias trabalham com descontos especiais e facilidades no pagamento. Os novos pedidos podem vir com novos preços e que, consequentemente, podem ser repassados aos consumidores.