Cidade ainda não registra caso positivo de dengue
Em dezembro foram registrados apenas 12 casos positivos
Santa Bárbara d’Oeste ainda não registrou nenhum caso positivo de dengue na primeira quinzena de 2019. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde que destaca as ações ininterruptas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zíka vírus, chikungunya e febre amarela urbana.
Em dezembro, foram registrados 12 casos positivos de dengue, sendo 10 autóctones e dois importados. Segundo a pasta, as ações de vigilâncias e endemias são realizadas o ano todo com planejamento para que não ocorram a proliferação e casos da doença por contágio local.
Com a chegada do verão e período de chuvas, a Prefeitura reforça alguns cuidados que devem ser mantidos pela população: atenção para as calhas - verificar se estão desobstruídas para evitar acúmulo de água; cuidado ao armazenar água - utilizar telas ou vedar adequadamente tonéis, barris e baldes para impedir a entrada do mosquito; eliminar pratinhos de vasos de plantas.
A Secretaria de Saúde também ressalta ficar atento aos sintomas da doença e procurar a unidade de saúde caso sinta febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas no corpo; caso for viajar para outros municípios, fazer uso de repelente e ficar atento ao retornar - em caso de sintomas, procurar atendimento médico e relatar os dados da viagem para o profissional de saúde.