Volta às aulas: confira o calendário das unidades escolares em SB

Alunos da Rede Municipal de Ensino voltam às aulas, no dia 11 de fevereiro

As escolas das redes municipal, estadual e particular de Santa Bárbara d’Oeste já se preparam para o início do ano letivo de 2019. Além da manutenção nas unidades durante as férias, as escolas também vêm preparando uma recepção calorosa aos alunos. 

Os alunos da Rede Municipal de Ensino voltam às aulas, para início do ano letivo, no dia 11 de fevereiro. Os profissionais das escolas municipal de Santa Bárbara d'Oeste retornam no dia 7 de fevereiro. Nos dias 7 e 8 será realizado o trabalho de planejamento e organização escolar. A rede atende mais de 15 mil alunos, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Segundo a Prefeitura, diversas unidades recebem melhorias significativas no período de recesso. “A previsão é que até dia 11 de fevereiro, início do ano letivo, todas as unidades recebam a capinação, poda e limpeza, além de outros serviços”, destaca. Diversas manutenções, como consertos de portões, portas, maçanetas, móveis, pias, vasos sanitários e bebedouros, trabalhos de alvenarias, caixas d’água, parte elétrica, reparos em lousas, pintura, quadras poliesportivas, entre outros, seguem de acordo com cronograma.

Na Rede Estadual de Ensino, o ano letivo terá início no dia 1º de fevereiro. A programação respeita o mínimo de 200 dias exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). Em Santa Bárbara d’Oeste, voltam as aulas cerca de 14.102 mil alunos.

“A rede está se organizando para ter um bom início de ano. Desde já, os dirigentes de ensino já estão recebendo orientações gerais para a volta as aulas”, afirma Valeska Toledo, subsecretária de Articulação Regional. O documento determina ainda que o encerramento do período de aulas regulares do 1º semestre será no dia 27 de junho. O início do 2º semestre foi definido para 29 de julho, sendo a volta dos alunos em 31 de julho.

As escolas devem encerrar o ano letivo, no mínimo, dia 16 dezembro. É a partir desses limites que as unidades de ensino, de forma autônoma, organizam o próprio calendário pedagógico e de atividades.

Escolas particulares 

Na rede particular, as escolas barbarenses iniciam o ano letivo mais cedo que a rede pública. Na maioria das unidades, em pesquisa feita pela reportagem, as aulas darão início no dia 28 de janeiro.

No Colégio Ideal, os alunos voltam às aulas em novo prédio. A unidade, que inicia as atividades dos alunos no dia 28 de janeiro, inaugura a nova casa localizada na Avenida Tiradentes. O espaço foi ampliado para receber os alunos da Educação Infantil, Fundamental, Médio e em breve passa a oferecer Curso Pré-Vestibular.

No Colégio Pilares, as aulas também iniciam no dia 28 de janeiro. Para receber os alunos em um novo ciclo escolar, a equipe prepara um evento de boas vindas em uma recepção especial. A unidade atende a Educação Infantil (Fase 1 à fase 5), Ensino Fundamental e Médio e está localizada na Avenida Corifeu de Azevedo Marques.

O Colégio Objetivo de Santa Bárbara d’Oeste anunciou a volta às aulas no dia 4 de fevereiro. A unidade também ganha novo prédio localizado no VIC Center. A diretoria já anunciou o início do ano letivo de 2019 no novo espaço. A expansão contará com mais de 20 salas de aula e terá capacidade para mil alunos. O colégio atende da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino fundamental.

A Escola de Educação Infantil Imperial inicia as aulas no dia 28 de janeiro. Ainda de férias, os alunos aproveitam nas próximas semanas o “Acampamento Imperial” com muita diversão e atividades lúdicas. A unidade fica localizada na Avenida Monte Castelo.

No Colégio Mundo Encantado, o calendário escolar dará início no dia 18 de janeiro. Nos dias 16 e 17, haverá reunião pedagógica e apresentação da equipe escolar aos pais e responsáveis. A escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II fica localizada na Rua Porto Alegre, Cidade Nova.