Rogerinho defende Brasil na Copa Davis
Thiago Monteiro será o responsável por abrir as disputas para o Brasil contra a Bélgica nesta sexta-feira, pelo classificatório que vale vaga na fase final da Copa Davis. O cearense, número 1 do país e 107 do mundo encara Arthur de Greef (202º do ranking) a partir das 16h no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, Minas Gerais, em confronto de simples disputado em melhor de três sets.
- A gente está preparado, independente de ser primeiro ou segundo. Eu normalmente gosto de abrir o confronto, saber exatamente o horário que vou jogar. Estou muito feliz, motivado. Acho que estamos todos muito motivados e preparados para uma batalha - disse Monteiro.
No mesmo dia, logo na sequência, Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, que reside em Santa Bárbara, encara Kimmer Coppejans (195º) também em confronto de simples. No sábado, a partir das 14h, será a vez das duplas, com Bruno Soares e Marcelo Melo defendendo o Brasil diante dos belgas Sander Gillé e Joran Vliegen. Se necessário, serão disputados os jogos de simples, desta vez alterando os jogadores: Thiago Monteiro enfrenta Kimmer Coppejans, e Rogerinho encerra a série diante de Arthur de Greef.
- Nunca tive oportunidade de ver eles (Gillé e Vliegen) ao vivo. Mas vimos algumas coisas em vídeo, temos uma boa ideia do que eles vão apresentar. Eles são grandes duplistas, tem feitos bons resultados. Jogo de três sets aumenta a pressão. Eu e Marcelo estamos treinando bem, condições um pouco diferentes, mas estamos bem adaptados. Espero que a gente possa contribuir com o ponto - afirmou Bruno Soares sobre o confronto de duplas.
Brasil e Bélgica se enfrentam pelo classificatório da Copa Davis, que a partir de 2019 é disputada em um novo formato. O vencedor avança para a fase final, que reunirá 18 equipes em Madri, em novembro. Seis times já estão garantidos: Argentina e Grã-Bretanha, com convites da ITF, Croácia, França, Espanha e Estados Unidos, semifinalistas do torneio em 2018.