Volta às aulas: rede estadual inicia ano letivo e municipal começa dia 11

Profissionais das escolas municipais de Santa Bárbara d'Oeste retornam no dia 7

Os alunos da Rede Municipal de Ensino voltam às aulas, para início do ano letivo na próxima segunda-feira, dia 11 de fevereiro. Os profissionais das escolas municipais de Santa Bárbara d'Oeste retornam no dia 7 onde também acontece o trabalho de planejamento e organização escolar. A rede atende mais de 15 mil alunos, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Segundo a Prefeitura, diversas unidades receberam melhorias significativas no período de recesso. A previsão é que até dia 11 de fevereiro todas as unidades recebam a capinação, poda e limpeza, além de outros serviços. Diversas manutenções, como consertos de portões, portas, maçanetas, móveis, pias, vasos sanitários e bebedouros, trabalhos de alvenarias, caixas d’água, parte elétrica, reparos em lousas, pintura, quadras poliesportivas, entre outros, seguem de acordo com cronograma.

Na Rede Estadual de Ensino, o ano letivo deu início na última sexta-feira, dia 1º de fevereiro. A programação respeita o mínimo de 200 dias exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). Em Santa Bárbara d’Oeste, voltaram as aulas cerca de 14.102 mil alunos.

Este ano uma das novidades da rede foi a entrega do material didático de 2019 para os Anos Iniciais. A partir deste ano, os cadernos de 4º e 5º ano serão consumíveis pelos alunos. A novidade foi estruturada pelo secretário estadual Rossieli Soares enquanto esteve à frente do Ministério da Educação.

“Quando os alunos começam a manusear e a escrever no livro, eles sentem vontade de dar continuidade ao aprendizado. É mais um fator de estímulo para o ensino das nossas crianças”, explica a professora coordenadora da escola, Simone Almeida.

A dirigente de ensino, Rosângela Andrade, também ressalta a importância de oferecer um material como este e comenta sobre a proximidade do titular com a rede. “Isso é um grande avanço. Fizemos um bate-papo pedagógico sobre diferentes assuntos da Educação e o secretário conseguiu nos dar várias diretrizes”, finalizou.

O encerramento do período de aulas regulares do 1º semestre será no dia 27 de junho. O início do 2º semestre foi definido para 29 de julho, sendo a volta dos alunos em 31 de julho. As escolas devem encerrar o ano letivo, no mínimo, dia 16 dezembro. É a partir desses limites que as unidades de ensino, de forma autônoma, organizam o próprio calendário pedagógico e de atividades.