Abertas inscrições para projeto Capoeira Socioeducativa
A Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições abertas para a Oficina de Capoeira Socioeducativa ministrada pelo Contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança, música e esporte. As aulas são gratuitas.
A iniciativa da Estação Cultural promove o acesso à prática da capoeira, oferecendo uma atividade socioeducativa com oficinas que contribuem para a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão. Voltado prioritariamente às crianças e adolescentes, o projeto é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Nos encontros, com duas horas de duração, os alunos vivenciam os fundamentos da capoeira, sua história e seus instrumentos, conscientiza-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar.
“A metodologia desenvolvida no projeto conta com atividades que visam à melhora da coordenação motora, formas de expressão, interação, sociabilidade e mantém viva a história da capoeira e sua contribuição para a cultura popular brasileira. Busca-se também, com a oficina socioeducativa, desenvolver a empatia e o pertencimento nos alunos através das atividades vivenciadas”, afirma Motta.
Os encontros da Oficina de Capoeira Socioeducativa ocorrem aos sábados, das 11h às 13h e não há limite de idade. A inscrição deve ser feita pessoalmente na Administração da Estação Cultural. Mais informações acerca da programação da Estação Cultural, oficinas e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.
Sobre a associação de capoeira Motta & Cultura Afro
A Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro foi fundada em 05 de fevereiro de 2006. É uma associação sem fins lucrativos, Ponto de Cultura, que desenvolve projetos na cidade de Santa Bárbara d' Oeste e Americana. A entidade tem como objetivo resgatar e difundir a Cultura Afro-Brasileira através de manifestações culturais e tradicionais apresentadas em diversos locais de Santa Bárbara d' Oeste e região. Além disso, busca fortalecer a identidade social e a "quebra de invisibilidade", valorizando estas tradições culturais com ações afirmativas. Também promover um espaço de formação e difusão da cultura, através dos diversos agentes e bens artísticos produzidos em suas ações, democratização e acesso aos projetos culturais desenvolvidos por comunidades sociais e bairros periféricos da cidade.