Semana da Saúde Auditiva alerta para cuidados

A Clínica Barbosa, Centro Auditivo e Odontologia Especializada, localizada na região central de Santa Bárbara d´Oeste, realizou, neste mês, a Semana da Saúde Auditiva. O evento alertou a população barbarense sobre a importância da audição para a comunicação humana, sintomas e cuidados com a saúde auditiva, bem como o aumento dos casos de perda auditiva. 

A ação, que também foi solidária, foi encerrada, no sábado passado, dia 9 de fevereiro, com a palestra “Novas tecnologias, inclusão social e a importância dos aparelhos auditivos recarregáveis na autoestima”. A entrada para a atividade foi um quilo de alimento não perecível que será doado para o projeto “De volta para casa”, em que uma equipe prepara alimentação e distribui para pessoas em situação de rua das cidades de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara e Sumaré, com o objetivo de retirá-los dessa condição. A Semana da Saúde Auditiva foi organizada pela fonoaudióloga Jane Barbosa.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS),  em 2015, o cálculo era de 1,1 bilhão de pessoas no mundo  afetadas por perdas auditivas. Isto representava 16% da população mundial.  

Segundo a fonoaudióloga, são dados alarmantes da OMS. Ela informou que apenas uma em cada cinco pessoas com problemas auditivos procuram ajuda. A média que a pessoa demora para  buscar ajuda profissional após o primeiro sintoma de perda auditiva é de 7 anos. Diante desses números, promoveu a Semana de Saúde Auditiva com o objetivo de alertar a população barbarense com relação a esses dados e permitir acesso aos cuidados com a saúde auditiva, pois quantos mais cedo o diagnóstico melhores as condições de tratamento. Durante o evento, a Clínica Barbosa ofereceu teste gratuito. Para isso, bastava ligar e agendar na unidade. 

Aparelhos auditivos

Com boa participação, a palestra “Novas tecnologias, inclusão social e a importância dos aparelhos auditivos recarregáveis na autoestima” abordou a importância de se usar um bom aparelho auditivo e ter acompanhamento adequado para que essas pessoas sejam incluídas novamente na sociedade. Isso porque a maioria das pessoas com perda auditiva começa a se isolar do convívio social e da sociedade. Além disso, a palestra destacou aspectos da auto-estima e de se relacionar e ter objetivos de vida, mesmo em idade avançada. “Em cada fase da vida, nós precisamos ter sonhos, objetivos, relacionamentos e amizades”, disse. 

Na palestra também foram apresentadas as novas tecnologias de aparelhos auditivos no Brasil, independente de marca. Uma das novidades foram os aparelhos auditivos recarregáveis, em que não precisa se preocupar com pilhas, basta colocar na tomada para recarregar como um celular. Foi abordada ainda a tecnologia direta em que o aparelho auditivo se conecta com o celular. Com isso, toda mensagem com som, vai direto para o aparelho sem interferência da distância através da tecnologia bluetoofh, a mesma coisa, acontece com a conectividade da televisão.  A Clínica Barbosa fica localizada à Rua Graça Martins, 534, centro. Mais informações pelo telefone (19) 3463-1804.