PL sobre fibromialgia é aprovado

Portadores de fibromialgia serão atendidos com preferencia

Os vereadores barbarenses aprovaram, ontem, durante a 10ª Reunião Ordinária do ano, o Projeto de Lei nº 12/2019, de autoria do vereador Marcos Rosado (PR), que dispõe sobre o atendimento preferencial a pessoas com fibromialgia. Também foram aprovadas 17 moções.

Essa propositura sugere o atendimento preferencial a esse grupo, durante todo o expediente, em órgãos públicos, concessionárias de serviços públicos e nas empresas privadas instaladas no Município. A propositura prevê, ainda, que as empresas comerciais que recebem pagamentos de contas poderão incluir as pessoas com fibromialgia nas filas de atendimento preferencial, hoje apenas destinadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Também segundo a propositura, a identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão expedido, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na exposição de motivos do projeto, Marcos Rosado explica que os portadores da fibromialgia passam por dores generalizadas, espalhadas pelo corpo e pelas articulações. “Essas dores os impedem ou limitam a sua permanência em uma fila por muito tempo”, afirmou o parlamentar, que também explicou que a fibromialgia é uma síndrome de causas ainda desconhecidas, mas que pode provocar dores fortes por todo o corpo durante muito tempo, assim como sensibilidade nas articulações, nos músculos e nos tendões.

Durante a votação do projeto, o vereador Claudio Peressim (Patriota), abordou o tema. Ele disse que é uma doença que se manifesta nos nervos e não aparece nos exames, o que faz algumas empresas utilizar de assédio moral dizendo que o trabalhador não tem nada. 

Adiado

A pedido do vereador Carlos Fontes (PSD), foi adiada a votação do parecer contrário da Comissão Permanente de Justiça e Redação ao Projeto de Lei nº 10/2018, de autoria do vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), que dispõe sobre a qualificação das entidades de saúde como organizações sociais no Município.

Enfermagem 

A sessão ficou interrompida por cerca de uma hora e meia para que um grupo de enfermeiros e técnicos de enfermagem se reunisse com os parlamentares. Eles expuseram as dificuldades enfrentadas com a falta de funcionários e equipamentos nos prontos-socorros municipais. Os vereadores Marcos Rosado e Cláudio Peressim (Patriota), presidentes das comissões permanentes de Política Social e de Relações do Trabalho, respectivamente, se dispuseram a levar tais reivindicações à Administração Municipal.