Confraria do Conto torna-se Ponto de Cultura

Confraria ganha mais força para aumentar a sua área de abrangência e multiplicar seus projetos de narrativa oral

A Confraria do Conto, na semana em que se comemora o Dia Internacional do Contador de Histórias, torna-se Ponto de Cultura, através da Rede Cultura Viva, da Coordenação de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural, Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural e Ministério da Cultura. A data é celebrada no dia 20 de março.

Através desta conquista, conseguida graças ao projeto apresentado pelo narrador Amauri de Oliveira, a Confraria do Conto, que já atua em Santa Bárbara d’Oeste e em toda a região, terá mais força para aumentar a sua área de abrangência e multiplicar seus projetos de narrativa oral.

A Confraria é uma associação de contadores de histórias fundada em março de 2010 com integrantes de mais de vinte cidades, entre interior, capital e litoral, que tem como objetivo o resgate e a manutenção da contação de histórias e da narrativa oral, através de sua divulgação, da multiplicação e qualificação de contadores e da criação e manutenção de um público para estas manifestações culturais, representando a Câmara Setorial de Narrativa Oral de Santa Bárbara d’Oeste, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade e cidades da região.

Em 2019 a Confraria realiza diversos projetos, entre eles a parceria com a Cia Xekmat com o Encontra Conto – Encontro Regional de Contadores de Histórias, em sua 14ª edição, o “200 anos – 200 Contos” que leva sessões de contação em parques praças, Estação Cultural, entre outras.

Seus contadores também participam dos projetos “Encantos da Cidade”, “Arte em Movimento”, “Revirada Cultural”, “Nas Asas da Leitura”, “Virada Cultural”, entre outros.

Dia mundial do contador de história e da narração

Dia 20 de março é o “Dia Mundial do Contador de Histórias e da Narração”, que acontece todos os anos, sempre no equinócio da primavera no Hemisfério Norte - primeiro dia do equinócio de outono no Hemisfério Sul. Nesse dia (20/03), uns maiores números possíveis de pessoas contam e ouvem histórias em diversos idiomas e nos mais variados locais. Participantes repartem entre si informações sobre os seus eventos para compartilhar histórias e inspirações, a fim de aprenderem e criarem contatos internacionais.

O Dia Mundial do Contador de Histórias e da Narração tem suas raízes no Dia Nacional de Narração de História da Suécia. Foi nessa ocasião que um evento chamado “Alla berattares dag” (Dia de Todos os Narradores) foi organizado. Mesmo com o desaparecimento, algum tempo depois, da rede de contatos nacional sueca, o dia permaneceu vivo, sendo celebrado por diferentes entusiastas. Em 1997, narradores de Perth, Austrália, coordenaram um evento de cinco semanas de celebração das histórias, fixando assim o dia 20 de março como dia Internacional dos Narradores Orais. No México e em outros países sul-americanos, a mesma data já era comemorada como dia Nacional dos Contadores de Histórias.

Em 2002 o evento se expandiu da Suécia para Noruega, Dinamarca, Finlândia e Lituânia. Em 2003 a idéia chegou ao Canadá e outros países. O evento, então, passou a ser conhecido internacionalmente como Dia Mundial do Contador de Histórias e da Narração de Histórias. A cada ano, os eventos individuais de narração de história são ligados por um tema indicado e escolhido por narradores ao redor do mundo.