Câmara entrega prêmio Destaques Culturais do Ano
A Câmara Municipal promoveu, na noite de terça-feira (26), a quinta edição da solenidade de entrega do Prêmio Destaques Culturais do Ano. A indicação dos premiados é feita, exclusivamente, pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Na quinta edição desta solenidade, os premiados foram: Coletivo Apoema, pela exposição “Mulheres do Rock”, na categoria Artes Visuais; ação educativa “Baú da História”, do Cedoc – Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, na categoria Patrimônio Histórico Material; Bloco Apareceu a Margarida, pelo resgate e atuação de bloco de carnaval, na Patrimônio Histórico Imaterial; Coletivo Dança Afro & Expressões “O corpo que fala”, que visa a enaltecer a mulher por meio da dança, na categoria Dança; Julia Motta, pelo lançamento do livro “Resistir para Existir”, na categoria Literatura e Narrativa Oral; músico Luís Bonanno, pelos 76 anos dedicados a Corporação Musical União Barbarense, na categoria Música; Musical “Santa Bárbara 200 Anos”, pela celebração artística do Bicentenário, na categoria Teatro; Rosy Jesus Vaz, pela exposição “Santa Bárbara 200 anos sob o olhar contemporâneo”, na categoria Artes Digitais; e Projeto Arte em Movimento, por ter democratizado o acesso a variadas expressões, na categoria Cultura Urbana.
A honraria foi instituída pela Resolução nº 09/2014, de autoria do ex-vereador Giovanni Bonfim, com o objetivo de promover a produção cultural, valorizar o trabalho dos artistas barbarenses e destacar novos talentos. O evento foi encerrado com apresentação de maracatu do grupo Estação Quilombo.
Na solenidade estavam presentes o presidente do Legislativo, Felipe Sanches (PSC); o vice-presidente, vereador Cláudio Peressim; (Patriota), o 1º secretário, vereador Alex Braga, o Alex Backer (PRB); o 2º secretário, vereador Celso Luccatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (PPS); e os vereadores Carlos Fontes (PSD) e Paulo Monaro (SD). Também participaram e compuseram a mesa de honra o ex-vereador Giovanni Bonfim, autor da propositura que criou este prêmio; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Evandro Félix; e a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Andréia Teodoro Pinto.