Estação Artesanal acontece nos dias 13 e 14
Edição contará com roda de samba
A Estação Cultural da Fundação Romi realiza, nos dias 13 e 14 de abril, mais uma edição da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia”. No sábado, o evento acontece do meio dia às 18 horas e, no domingo, das 08 horas ao meio dia. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.
Durante os dois dias de evento, que passa pela diversidade do artesanato até delícias gastronômicas, acontecem, no sábado, às 14 horas, a palestra “Saúde emocional da mulher” com a Psicopedagoga Mariana Cândido; e, no domingo, às 09 horas, uma roda de samba com o Grupo Cartel e os amigos do projeto Samb’Ajuda. Além disso, ainda no domingo, o evento também será um ponto de encontro de carros antigos e de ciclistas do Pedala SBO.
Mariana Cândido conta que sua proposta é convidar as mulheres para um bate papo sobre o acúmulo de responsabilidades profissionais, familiares e pessoais. “Muitas vezes é imposto que a mulher deva assumir o papel de super-heroína, que ‘dá conta de tudo e de todos’. O fato, porém, é que esta prática acaba por esgotá-la física e emocionalmente”, explica.
Já Rafael Rodrigues da Silva, integrante do Samb’Ajuda, conta que a roda de samba será em prol da “Casa da Criança de Santa Bárbara d’Oeste”. “Nossas ideias borbulhavam na cabeça e juntos nos unimos para uma causa nobre. Só o coração pode dizer o quão bom é esse sentimento”, conta. A iniciativa, que visa arrecadar leite longa vida e alimentos não perecíveis (menos sal), recebe o apoio de colecionadores de carros antigos e de ciclistas do Pedala SBO, que se uniram à causa e irão realizar um grande encontro na Estação Artesanal.
A Estação Artesanal além de fomentar a economia criativa e valorizar o trabalho daquele que produz manualmente, congrega uma série de ações de intercâmbio cultural e social. A proposta faz parte da “Estação Criativa”, um conjunto de atividades integradas com o objetivo de oferecer espaço e oportunidades para o desenvolvimento de empreendedorismo social no campo da cultura, proporcionando o crescimento dos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usem criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. Rosana Lopes, Assistente Cultural da Estação, afirma que “promover a feira mostra como é importante o evento para os participantes mostrarem seus trabalhos, além de expandirem seus contatos e comercializarem seus produtos. Essa relação também provoca intercâmbios, como o do artesão local que participa de feiras em outras cidades; acesso, como as palestras de trocas de conhecimento; e, colaboração, como a reunião de grupos diversos em prol de uma causa. Assim, juntos, fortalecemos os eixos culturais e sociais, agregando valores humanos e econômicos”.
Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.