Hoje tem pré-estreia da 22ª edição do Espetáculo Via Crucis
Apresentação de hoje é voltada a convidados, familiares do elenco, imprensa e autoridades
Acontece hoje a pré-estreia da 22ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste no Novo Pátio da Usina Santa Bárbara. O evento dará início sempre às 20 horas, com entrada franca. Nesta terça-feira a apresentação é voltada aos convidados, familiares do elenco, imprensa e autoridades, será realizada hoje. O público em geral poderá prestigiar a encenação de 17 a 21 de abril.
Com narrativa conduzida pelos personagens Pôncio Pilatos, vivido por Almir Pugina, e sua esposa, Cláudia Prócula, interpretada por Bianca Monaro, a encenação trará os principais acontecimentos da vida de Jesus Cristo na Terra, com passagens que estimulam a reflexão sobre nossas ações e o impacto delas na vida de nossos semelhantes.
O secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, enfatizou a mudança ao revitalizado Pátio da Usina, no ano passado, contou com uma ótima recepção do público, sendo o palco do espetáculo uma das principais características do Via Crucis. "O Novo Pátio da Usina proporciona ao público uma nova forma de assistir o Via Crucis, que é de maneira frontal, algo valorizado no teatro", explicou. “Agradeço ao prefeito Denis Andia por todo apoio dado e pela sua prontidão em oportunizar sempre o acesso à cultura e à arte a população barbarense e também às empresas da cidade e região pelo incentivo e investimento em responsabilidade social com nosso Município”, complementou Evandro.
“As expectativas estão a mil. Estamos bastante ansiosos por esse encontro com a plateia. Acredito que será um encontro potente e transformador. O público desta edição pode esperar por reflexão e emoção em cerca de 2h20 de uma encenação envolvente, preparada com muito cuidado e dedicação”, apontou a coordenadora do projeto, Lays Ramires.
Para recepcionar a plateia, uma verdadeira cidade cenográfica foi montada, com destaque para a caracterização de Roma antiga, presente nas cores e adereços cênicos. “A cidade é representada pelas colunas, estandartes, bandeiras vermelhas e pelo pretório de Pilatos. Tudo foi pensado para dialogar com a identificação visual do espetáculo e com a narrativa de 2019”, detalhou o cenógrafo, Kaê Payão.
Outra novidade é que nesta edição a arquibancada estará mais próxima da plateia, proporcionando uma visão frontal ainda melhor e, como nos anos anteriores, comportará um espaço voltado à cadeirantes, idosos e gestantes. Segundo Payão, a mudança para a Usina Santa Bárbara trouxe uma grande evolução para a concepção do espetáculo. “Foi um crescimento substancial. A Usina permite um aproveitamento do espaço e suasruínas e vegetação valorizam as cenas”, comentou.
Assim como nos anos anteriores, o espetáculo propõe à plateia a doação de um litro de leite que será entregue ao Fundo Social de Solidariedade. A doação é voluntária e poderá ser feita na entrada da Usina. A ação já arrecadou mais de 200 litros de leite, nos últimos anos.
Linhas de ônibus especiais
Para facilitar o acesso aos espectadores, haverá duas linhas especiais de ônibus para o Novo Pátio da Usina Santa Bárbara durante os dias de apresentação. A saída do primeiro ponto dessas linhas especiais está prevista às 18 horas. O retorno ao término das apresentações será às 23h15 saindo da Usina. O valor da passagem é R$ 4,00.
A linha 500 abrangerá as regiões do Jardim Santa Rita, Vista Alegre, Parque do Lago e Conjunto Roberto Romano. Já a 501 percorrerá a divisa de Americana, com passagens pelos bairros São Camilo, Dona Regina, Jardim Europa e as avenidas da Amizade e Pedroso. O Transporte Adaptado Porta-a-Porta funcionará normalmente mediante agendamento prévio na Gestão de Transporte Municipal pelo telefone 3499.1789.