Nova etapa da campanha de vacinação começa e inclui todos os grupos prioritários
13 UBSs de Santa Bárbara tem doses disponíveis
Mais uma etapa deu início, ontem, na Campanha de Vacinação contra a Gripe em Santa Bárbara d’Oeste. Até 31 de maio, todos os grupos prioritários foram incluídos e podem ser imunizados em 13 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Mais de 2 mil doses já foram aplicadas. Lembrando que neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada, de até 5 anos para até menores de 6 anos.
Ontem, passaram a ser imunizados também os idosos, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, a população carcerária e os funcionários do sistema prisional. Segue a vacinação para crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres que deram a luz num período de até 45 dias.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.
O Município segue as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde com a divisão das datas dos públicos-alvo. Nas duas primeiras semanas da Campanha foram vacinadas crianças, gestantes e mulheres que deram a luz num período de até 45 dias. O Dia D da Campanha acontece no dia 4 de maio, das 8 às 16 horas.
Segundo informações do Ministério da Saúde, até o momento, foram registrados 369 casos de influenza em todo o país, com 67 óbitos. O subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 192 casos e 47 óbitos. O Amazonas é o que apresenta a maior circulação do vírus, com 130 casos e 34 mortes.
Todos os estados estão abastecidos com o fosfato de oseltamivir e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde. Para o atendimento do ano de 2019, o Ministério da Saúde já enviou aproximadamente 9,5 milhões de unidades do medicamento aos estados. O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas.
Postos de vacinação
No município as doses estão disponíveis nas seguintes unidades: UBS "Dr. Jeber Juabre" (Centro de Saúde II) - Avenida Sabato Ronsini, 203, Vila Linópolis; UBS "Amália Salvador Dal'Bello" - Rua do Centeio, 38, Jardim São Fernando; UBS "Dr. Hélio Furlan" - Rua do Algodão, 1.441, Cidade Nova; UBS "Dr. José Togeiro de Andrade" - Rua dos Tucanos, 406, Jardim São Francisco 2; UBS "Dr. Simão Galdeman" - Rua Portugal, 522, Jardim Europa; UBS "Dr. Carlos Perez" - Rua 23 de Maio, 196, 31 de Março; UBS "Dr. Felício Fernandes Nogueira" - Rua do Cobre, 850, Mollon.
Também estão atendendo a população nas UBS’s "Dr. José Wenceslau Júnior" - Rua Ribeirão Preto, 110, Jardim Esmeralda; UBS "Paulo Pereira Fonseca" - Rua Coronel Hélio Caldas, 57, Cruzeiro do Sul; UBS "Dr. Célio Faria" - Rua Profeta Jeremias, 140 – Jardim Laudissi/Romano; UBS “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães" - Rua Mombuca, 385, Planalto do Sol 2; UBS "Dr. Joel Lincoln May Keese" - Rua Bem Aventurança, 255, Vista Alegre e UBS “Elias David Fernandes” - Rua Arthur Amaral, 30, Vila Grego.