31ª Festa Confederada reúne gastronomia e música em Santa Bárbara
Mais de 2,5 mil pessoas prestigiaram a festa
A 31º edição da Festa Confederada celebrou no último domingo (28), as memórias dos descendentes americanos com muita música, dança e a tradicional gastronomia, um dos destaques do evento. A festa realizada no Cemitério Campo Limpo, conhecido como Cemitérios dos Americanos, em Santa Bárbara d’Oeste, reuniu 2,5 mil pessoas de toda a região e de outros estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro. A organização é da Fraternidade Descendência Americana.
Para João Leopoldo Padoveze, presidente da Fraternidade Descendência Americana, esta edição cumpriu seu papel de reunir as pessoas e confraternizar. “Um espaço para confraternizar com os amigos e família. Temos visitantes de diversos lugares do Brasil e da nossa região, motoclubes, entre outros. Mais uma vez um momento de reencontros e homenagear nossas famílias”, relatou Padoveze.
As bandas Russo Jazz Band;Texas Flood, The New Drunks e Banda Soul Brothers foram as principais atrações do evento. Destaque especial para o Folkdanci Group, que chamou atenção do público com roupas e danças típicas. A Festa Confederada integra o calendário da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e conta com o apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.
A culinária foi representada pelas barracas com comidas típicas como: o tradicional frango frito, Biscuit e o Prato Confederado, que tem em seu menu pernil de porco com barbecue, farofa, arroz e vinagrete. A praça de alimentação ainda contou com churrasco, milho verde, hambúrguer, cachorro quente, saldas, pastel, chopp, água, refrigerante, café e doces.
Manifesto
O Movimento Negro e Movimentos Sociais organizados de Americana e Santa Bárbara d’Oeste realizaram um protesto pacífico, nas proximidades do estacionamento da Festa Confederada. O motivo, segundo informações dos grupos em redes sociais, é a utilização dos símbolos presentes na festa que “lamentavelmente ignora a história dos povos aqui constituídos e a problemática racial que ainda incide sobre a população brasileira”, disse. A organização da festa ressalta que os símbolos têm vínculo ao cristianismo. Cerca de 30 pessoas participaram do manifesto.