Segurança nas escolas é discutida na Câmara

Município tem realizado ações como patrulhamentos ostensivos e aquisição de câmeras e alarmes para auxiliar no monitoramento

Os secretários de Educação e de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste, respectivamente, Tânia Mara da Silva, e Rômulo Gobbi, estiveram, na tarde de ontem (07), falando sobre segurança nas escolas municipais. Eles atenderam convocação feita pelos vereadores Alex Braga, o Alex Backer, e Isac Sorrillo, o Isac Motorista, por meio do requerimento nº 253/2019, para abordar o assunto. 

Durante conversa com os parlamentares, os secretários apontaram que a administração tem realizado ações concretas para dar mais segurança para as escolas municipais e diminuir o número de danos e furtos. Dentre elas, patrulhamento ostensivo fardado dos guardas civis e aquisição de equipamentos eletrônicos: alarmes e câmeras para ajudar neste monitoramento. 

Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, foi feito um levantamento pela sua pasta e pela Educação das escolas  mais vulneráveis – com problemas de danos e furtos -  que irão receber equipamentos, sendo que algumas irão receber só alarmes e outras alarmes e câmeras.   

A secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, expôs que também estão retomando e verificando se as escolas estão atentas a questão do protocolo, que consiste em manter o portão fechado,  o visitante ser anunciado antes de entrar na unidade e se atentar se tem alguém diferente no espaço escolar. Caso positivo, perguntar o que está fazendo lá.  Além disso, pedir para que todos os fornecedores das escolas utilizem crachá ou esteja uniformizado para a entrega de produtos nas escolas. 

Também tem a interlocução com a Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil para que possa fazer as rondas nos horários de entrada e saída dos alunos e em reuniões noturnas, bem como mantido um diálogo com os pais para o cumprimento das regras.  A secretária informou que algumas escolas já contam com câmeras e alarmes. Além disso, querem um monitoramento em tempo real das escolas. 

Os secretários também responderam perguntas dos vereadores. Com relação ao que ocorreu no  Ciep Dom Eduardo Koaik  falaram que foi algo pontual. Na unidade, está sendo feita pela administração a mudança de local da secretaria da escola, serviço que será feito também na Emefei  “Antonia Fagnoli Furlan”, do bairro 31 de Março. Os parlamentares pediram ainda melhorias no trânsito próximo de algumas escolas, poda de árvores, entre outros serviços.