Vacina contra Gripe: mais de 25 mil já foram imunizados
Campanha segue até o final do mês e meta é imunizar 90% da população
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue disponível para o público alvo até o dia 31 de maio. Segundo o último balanço da Vigilância Epidemiológica, 25.964 pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Santa Bárbara d’Oeste. A meta é vacinar 90% das pessoas de cada grupo prioritário.
Podem ser imunizados: crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres que deram a luz em um período de até 45 dias, idosos, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, além de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
A vacina produzida para a campanha de 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.
A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
Boletim aponta 99 óbitos por gripe no país
O último boletim de monitoramento da influenza divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 9, aponta que 535 pessoas foram hospitalizadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 99 óbitos. Do total de mortes por influenza, 88 (90%) foram em pessoas que apresentam fatores de risco como idosos, pessoas com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e puérperas.
Todos esses grupos fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação, que vai até o dia 31 de maio. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a importância dessa população procurar os postos de vacinação e receber a vacina. A vacinação é a melhor forma de prevenir o agravamento e mortes causadas pelos vírus da gripe, principalmente nestes grupos prioritários.