Cia Gramelô estreia novo espetáculo “Historieta”
Espetáculo será apresentado dia 24 no CIEP Leonel Brizola
A Cia Gramelô de Teatro de Santa Bárbara d’Oeste estreia, nesta semana, seu novo espetáculo. “Historieta” será encenada nesta sexta-feira, dia 24, para os alunos do CIEP Leonel de Moura Brizola e no domingo, dia 26, a apresentação acontece em Mogi Guaçu durante a programação da “Mostra Litera Mogi”.
Com adaptação e direção de Helton Carlos, o trabalho é composto por elementos simbólicos de animação, utilizando bonecos e objetos, com o intuito de divertir e provocar no espectador uma reflexão acerca da temática desenvolvida. O elenco é formado pelos atores Jotapê Antunes e Marcela Isler.
“O espetáculo é livremente inspirado na obra “O Pote Vazio” de Demi e tem o intuito de fazer uma releitura, abordando questões de extrema importância para as crianças nos dias de hoje. Entre verde e a natureza, rosas e violetas é que a magia acontece no espetáculo “Historieta”. Um espetáculo para toda a família”, disse o diretor.
Os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da Cia Gramelô de Teatro possibilitam a vivência cotidiana com a comunidade, permitindo troca constante com a população, verificando suas necessidades, anseios, particularidades, carências e costumes. A trilha sonora do espetáculo é assinada pelo músico Valterci Hulkinho e Bruno Smanioto faz a assistência de direção e operação de trilha.
Livremente inspirado na obra “O Pote vazio”, o espetáculo “Historieta” trás ao público dois jardineiros e a história do menino Ping. Tem origem em uma fábula chinesa que tem como tema central a honestidade. O Imperador manda anunciar que todas as crianças do reino devem comparecer ao palácio. Cada uma delas receberá dele uma semente especial e aquele que provar que fez o melhor possível dentro de um ano, será o novo Imperador.
“Com um texto emocionante, o personagem principal, Ping, emociona o espectador com sua dedicação à semente ganhada e com suas atitudes diante dos resultados ruins. Com traços delicados e poéticos, “Historieta” promete agradar crianças e adultos”, destaca.
A Cia Gramelô de Teatro é sediada em Santa Bárbara d’Oeste e fundada em 2010 pelos atores Helton Carlos e Suéllen Carvalho. Os integrantes são atores/educadores com experiência em projetos culturais e ações pedagógicas, dentro de escolas particulares e públicas, que se uniram em busca de um propósito em comum, identificar no ser humano diversos caminhos para retratá-lo.
‘‘No Lixo que eu vivo!”, ‘‘Espaço Sideral’’, “Uirapuru – Uma lenda brasileira” e “Historieta” são os trabalhos que compõem o repertório da companhia, sendo o primeiro “Teto de Estrelas”, que recebeu indicação ao prêmio de Dramaturgia Original no Festival de Cenas Curtas de Sumaré - 2010.