A Cia Arte-Móvel de Teatro, através do projeto “O Casulo – Um Olhar Sobre a Morte”, contemplado no edital 07/2018 do PROAC para montagem e temporada de espetáculo infantil, realiza hoje a oficina “Canto para atores” no Teatro Municipal Manoel Lyra. A atividade será ministrada por Gustavo Spínola.
Para a Cia Arte-Móvel o importante, além de seu trabalho comprometido e engajado é promover e difundir conhecimentos entre artistas de toda a região. “Esta é uma oportunidade única, que se torna mais palpável numa iniciativa de tamanha magnitude”, descreve os integrantes.
O principal objetivo é a montagem de um espetáculo teatral para crianças de 06 a 10 anos, investigando poeticamente a temática da morte. O ministrante do curso é músico americanense que estudou canto lírico e Canto MPB/Jazz no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" em Tatuí. Além de especializações como Harmonia, Rearmonização, arranjo e Fisiologia da voz cantada. Atua como professor de técnica vocal desde 2003.Lançou seu primeiro álbum "Mares, Rios" em 2016, tendo reconhecimento da crítica brasileira e internacional.
A oficina integra as atividades do projeto “O Casulo”. A programação ainda conta com ensaio aberto voltado à artistas e oito apresentações gratuitas do espetáculo “Casulo” para toda a comunidade da região. Também já foram realizadas outras atividades, como um encontro com a psicóloga e psicanalista Cristina Marcondes, ocorrido no ano passado, uma oficina de Teatro de Bonecos, com Márcio Pontes, que aconteceu no final de março.
Apresentações
O “Casulo” será apresentado nos dias 6, às 20 horas, e 7 de junho, às 10 e 14 horas, no Teatro Municipal “Manoel Lyra” de Santa Bárbara d’Oeste. Com entrada franca, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo na bilheteria.
Com classificação livre e duração de 50 minutos, a montagem e circulação do quinto espetáculo são de repertório da Companhia Arte-Móvel e visa trabalhar de forma poética e lúdica a relação com o fim das coisas, para crianças de 6 a 10 anos, em busca da autonomia ao lidar com a perda.
Na sinopse: Gabriel e sua avó são felizes no campo de girassóis. Mas um vento forte leva tudo para longe. No mesmo instante a avó segue para uma travessia sem volta. Gabriel não entende. No entanto uma fabulosa borboleta, sua fiel amiga desde os tempos de lagarta, o guiará numa inacreditável jornada. Talvez o garoto não encontre a avó, mas a borboleta garante que esta viagem será uma grande aventura dentro de si.
A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do ProAC (Programa de Ação Cultural) e Cia Arte-Móvel de Teatro, com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O projeto conta também com os apoiadores: Panificadora La Fine, Loja Luz do Sol e Run For Life.