Termina nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o país. Em Santa Bárbara d’Oeste apenas 32.899 se vacinaram. O público alvo pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se proteger contra os tipos graves do vírus da influenza (A H1N1; A H3N2 e influenza B). A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, que teve início no dia 10 de abril, continua somente nesta semana sendo finalizada na próxima sexta-feira, dia 31 de maio.
Segundo informações da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, no último sábado (25) foram disponibilizados dois postos para intensificação da vacinação junto ao público-alvo da campanha. Na ocasião, mais de 200 doses da vacina foram aplicadas no Centro de Especialidades e na Praça Coronel Luiz Alves (Central).
No último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, 32.899 pessoas já foram vacinadas contra a gripe no município, o que corresponde a 65,16% de cobertura do público-alvo. As crianças e gestantes estão entre os grupos menos vacinados com 59,97 e 53,05% de cobertura, respectivamente. Já o grupo dos idosos é o de maior cobertura, com 78,66%. A meta é vacinar 90% das pessoas de cada grupo prioritário.
O público-alvo é composto por crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres que deram a luz em um período de até 45 dias, idosos, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, além de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
A população pode procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima do seu bairro. A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.