Campanha de Vacinação contra gripe segue nas unidades de saúde para a população

Medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançaram a meta

Seguem disponíveis as doses de vacinas contra a gripe em Santa Bárbara d’Oeste. A população pode se imunizar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar.

Segundo o Ministério da Saúde, a medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançaram a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário. Na Campanha, ao todo, 36.591 pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 72,48% de cobertura do público-alvo.

Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade. Após esse período, as doses remanescentes foram disponibilizadas a toda população e seguem disponíveis em 13 UBSs (Unidade Básica de Saúde) da cidade. 

Até o momento, incluindo vacinados durante a Campanha e após a Campanha, quando a vacina foi disponibilizada a toda população, foram imunizadas 39.089 pessoas. O público alvo foram gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença. O Ministério reforça ainda que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.