Santa Bárbara registra 1.199 casos de dengue
Há ainda 2.605 notificações suspeitas estão em investigação
A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste confirmou, que até o momento a cidade registra 1.199 casos de dengue neste ano. De acordo com as informações da Prefeitura, há 2.605 notificações suspeitas estão em investigação. Na cidade também está sob suspeita três óbitos da doença. A pasta aguarda os resultados dos exames enviados.
Na região, os números positivos também assustam os moradores. Em Americana são 2.856 casos confirmados da doença e 4.905 notificações. A cidade de Campinas já registra mais de 18,5 mil casos positivos de dengue. A Secretaria de Saúde de Piracicaba registrou, até o último balanço divulgado, 1.299 casos de dengue neste ano.
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que executa atividades de combate ao vetor de forma ininterrupta, com as ações de visita casa a casa, orientações aos munícipes sobre as medidas necessárias para impedir a proliferação do Aedes aegypti, eliminação de criadouros, retirada e inviabilização de criadouros encontrados durante as visitas, busca ativa de suspeitos, bloqueio/nebulização de áreas com casos suspeitos de arboviroses, entre outras medidas.
A Secretaria de Saúde também reforça que em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa. Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito. É dever de todos eliminar os criadouros: mantendo a caixa d’água fechada, lacar e manter tampados toneis e barris d’água, não deixar água acumulada sobre a laje e em objetos, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada.