Estação Cultural promove Roda de Capoeira

O projeto Capoeira Socioeducativa, com supervisão do Contramestre Motta promovem, neste domingo (23) a Roda de Capoeira. O evento dará início às 10 horas, no Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi. A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos, e quem quiser poderá entrar na Roda, participar e jogar capoeira.

O projeto Capoeira Socioeducativa e a Roda de Capoeira fazem parte do eixo “Estação Social”, composto de projetos socioeducativos, com foco na criança e no adolescente, que visam a convivência e o fortalecimento de vínculos contrapondo-se às vulnerabilidades e riscos sociais através de oficinas para o desenvolvimento das capacidades e autonomia dos participantes, o fortalecimento das relações no âmbito da família e da comunidade e a ampliação do acesso a direitos culturais e as redes de relacionamento no onde vivem e convivem. 

“O objetivo principal do projeto Capoeira Socioeducativa é despertar o sentido de comunidade, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo, objetivando o desenvolvimento e o crescimento social de seus participantes. O projeto também prevê a realização Rodas de Capoeira para que os alunos possam expor à comunidade o que aprenderam durante as oficinas”, conta a Assistente Cultural da Estação, Thiane Mendieta.

Assim como acontece desde 2013, o Contramestre Motta e os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa irão apresentar ao público movimentos e organizações típicos da Capoeira, com ginga e musicalidade. “Queremos despertar o interesse dos moradores para elementos ricos do nosso país”, destaca o Contramestre Motta, que dá aulas de capoeira há 20 anos. “A Roda de Capoeira fortalece a identidade e ‘quebra’ nossa invisibilidade’, valorizando as tradições culturais de origem africana, sob um ponto de vista afirmativo”, conclui.

Oficina de Capoeira Socioeducativa - A Oficina de Capoeira é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi voltado à valorização desse misto de arte e esporte. Além dos gingados, a Capoeira, com seu ritmo, canto, dança e música proporciona, ao público participante, apresentações de maracatu, afoxé e samba de roda. Nas Oficinas de Capoeira mais do que aprender a jogar, o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. As aulas acontecem aos sábados, das 11h00 às 13h00.

Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.