Dia Nacional do Diabetes: Associação dos Diabéticos celebra data com ação no Terminal amanhã

Evento será realizado das 8h às 12h

A Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d´Oeste promove amanhã, quarta-feira, dia 26 de junho, Dia Nacional do Diabetes,   uma ação educativa  nas dependências do Terminal Urbano. No evento, das 8h às 12h, será feita a verificação da glicemia capilar e aferição da pressão arterial. A atividade será realizada com apoio da Escola Técnica Estadual – Etec Prof. Dr. José Dagnoni, com seus alunos, sob supervisão de enfermeiros professores. 

O coordenador da ADSB, Antônio Leite de Moraes Neto, conhecido como Toninho, informou que a ação educativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados e a prevenção  com a diabetes e a hipertensão arterial, bem como e fazer a prevenção.  As pessoas identificadas com resultados de exames alterados serão orientadas a procurar à Unidade Básica de Saúde (UBS) para consulta médica.  Além disso, o evento é uma oportunidade para os alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

“O Dia Nacional do Diabetes tem a finalidade de chamar a atenção para a importância de cuidados com o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, hábitos simples que são capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado”, disse Toninho. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB), no Brasil, atualmente, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o equivalente a 6,9% da população. “E esse número está crescendo”, alerta a entidade. 

A Doença - Segundo a SBD, diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, e o corpo precisa disso para utilizar a glicose, obtida por meio de alimentos e que gera fonte de energia. 

Com diabetes, o organismo da pessoa não fabrica insulina e então não consegue utilizar a glicose adequadamente. “O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos”, explica a SDB. 

Tipos- Vale ressaltar que, no tipo 1 da doença, estes sintomas surgem de forma abrupta. Já no diabetes tipo 2, os sintomas podem ser mais moderados ou até inexistentes. Ainda segundo informações da SBD, as maiores causas de mortalidade no diabético são problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.  Existe, ainda, o diabetes gestacional, que pode ocorrer com qualquer grávida. Por isso, é importante que todas as gestantes pesquisem, a partir da 24ª semana de gravidez, como está a glicose em jejum e a glicemia após estímulo de ingestão de glicose. 

Sintomas - O diabetes pode incluir sintomas como: sede excessiva, perda de peso repentina, fome exagerada, muito cansaço, vontade de urinar frequentemente, má cicatrização, visão embaçada, falta de concentração, além de vômitos e dores estomacais.   O diabetes exige alguns cuidados dos pacientes que devem ser levados para toda a vida, como medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares.  Mais informações podem ser obtidas no site da SBD: WWW.diabetes.org.br . Já a  ADSB fica localizada na Rua Floriano Peixoto, 873, centro – Galeria Multishop. O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 13h às 16 horas.