NEI de Portas Abertas acontece neste sábado

107 projetos serão apresentados pelos alunos durante feira científica

O Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi promove neste sábado sua feira científica: o “NEI de portas Abertas”.São 107 projetos que serão apresentados pelos alunos, que trabalharam desde o início do ano, e mostrarão o produto final das 8h30 às 13 horas. O evento, que é aberto ao público, acontece na sede da escola, com entrada gratuita.

O tema deste ano é “Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Na entrada, o público presente será recepcionado e introduzido ao tema. “Ao chegar, os pais, responsáveis e visitantes serão provocados a refletir sobre os 17 ODS, com perguntas feitas pelos alunos. Essa entrada já será uma aproximação ao tema, para que eles entendam o que foi desenvolvido e trabalhado desde início do ano até o ‘NEI de Portas Abertas’”, conta a Diretoria do Núcleo de Educação Integrada ErickaVitta.

As inquietações continuam presentes na edição de 2019 da mostra científica, com a construção da aprendizagem por meio dos Centros de Interesse. “Os temas que serão apresentados pela Educação Infantil e o Fundamental I, assim como o Fundamental II e Ensino Médio, saíram deles. As questões foram levantadas pelos alunos, sempre aproximando ao tema e o que quero saber dele”, explica ErickaVitta.

Aline Franco T. Luiz, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I, conta como os pequenos foram introduzidos ao tema.   “Trabalhamos as relações interpessoais até chegar na agenda 2030. O Infantil I foi a relação com a escola; Infantil 2 com a comunidade (escola, família, amigos – a relação eu com o outro); Infantil 3 relação com a natureza; 1º ano A alimentação saudável, 1º anos B água- fonte de vida e 1º ano C desmatamento (a árvore como abrigadouro de vida) ”, pontua a coordenadora.

Os 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, que tem como coordenadora pedagógica Gisele da Silva Furlan, aplicaram suas inquietações no planejamento e pesquisa dos projetos. E o resultado será apresentado durante o “NEI de Portas Abertas”. “Os temas são diversos. Os grupos caminharam na linha sobre o planeta Terra, água, plantas, saúde, ecossistema, literatura e consumo consciente, todos assuntos ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, fala Gisele.

Questões sociais, sustentabilidade ambiental, energia, indústria, entre outros temas, serão apresentados pelos grupos formados pelo Fundamental II e Ensino Médio, como informam as coordenadoras Magda da Silva Rizzeto e WallesandraAraujo Silva. “Durante o primeiro e segundo bimestres estudaram a Agenda 2030 com os programáticos de cada disciplina. Agora no terceiro bimestre vieram com suas inquietações, e chegaram ao produto final que será apresentado durante a mostra”, diz Wallesandra.

Além de apreciarem 107 projetos, haverá visitação, com uma equipe preparada, àqueles que querem conhecer um pouco mais o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi. “A escola estará aberta para os que querem conhecer a estrutura. Quanto a metodologia será apresentada pelos grupos e seus projetos. É uma mostra viva, que fala por si”, informa a diretora ErickaVitta. 

O público que estará no evento, seja familiar ou comunidade local e regional, não verá somente uma mostra científica diferente das tradicionais, mas sim, um conjunto de ações e inquietações que causarão impacto e reflexão. “As pessoas sairão com um ponto de interrogação e se questionando ‘O que eu estou fazendo para que tudo isso melhore? ’”, finaliza Ericka.

A escola está localizada à Av. João Ometto, 118, Jardim Panambi em Santa Bárbara d'Oeste. Mais informações podem ser obtidas através do site da instituição, mídias sociais ou pelo telefone (19) 3499-1555.