Educação abre seleção de professores para projeto de apoio pedagógico

Interessados podem se inscrever até o dia 25 de setembro, às 12 horas

A Secretaria Municipal de Educação abre hoje, dia 19, o período do processo de inscrição para o Projeto de Apoio Pedagógico nas escolas com atendimento de Educação Infantil (0 a 3 anos). Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de setembro, às 12 horas.  A instrução normativa 04/2019 com o procedimento de seleção esta sendo publicada hoje no Diário Oficial do Município. Todos os detalhes estão na publicação. 

O projeto para apoio pedagógico tem como objetivo oferecer acompanhamento pedagógico aos monitores de creche, através da atuação de um docente da rede municipal, responsável por acompanhar e orientar o trabalho realizado com as crianças com foco nas particularidades do desenvolvimento dessa faixa etária.  O projeto de apoio pedagógico via também oferecer formação continuada aos educadores da seguinte forma: segmento de 0 a 3 anos- 2 horas semanais de formação no PAPI – programa de apoio à primeira infância com o objetivo de oferecer suporte de caráter pedagógico aos educadores de creche, priorizando a socialização das orientações/formações oferecidas pela SME, o acompanhamento e orientação do planejamento das rotinas, a fim de contribuir para a formação profissional em serviço. 

É destinado preferencialmente aos professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d´Oeste, podendo também se inscrever professores de Ensino Fundamental, que serão classificados, de acordo com os critérios estabelecidos na Instrução em questão, após a classificação dos docentes de Educação Infantil. 

Conforme informações da Instrução,  serão considerados critérios de classificação no processo seletivo: Graduação em Pedagogia ou Normal Superior; Tempo na Rede Municipal de Santa Bárbara d´Oeste no segmento de 0 a 5 anos; Tempo de experiência nos anos anteriores no projeto de Apoio Pedagógico; Realização do Profa – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores.  Poderão inscrever-se para o processo seletivo do projeto do apoio pedagógico: professores com jornada semanal de 24 ou 32 horas, estando impedido de participar o docente efetivo em dois concursos ou com jornada de 40 horas.  

O cronograma de seleção e classificação é o seguinte: 19 a 25 de setembro, até às 12h, Etapa I -  entrega na Secretaria Municipal de Educação, no setor de Supervisão, a ficha de inscrição, devidamente preenchida e instruída da documentação necessária (certificado de graduação/profa). Dia 25 de setembro, após às 16h, divulgação dos candidatos inscritos; Dia 26 de setembro: Etapa II-  Avaliação e entrega na SME pelo dirigente da escola onde o docente inscrito atuou até a presente data. Etapa III-  Avaliação pela equipe técnica da SME em relação à atuação como Apoio Pedagógico em anos anteriores. Dia 27 de setembro – após as 15 horas – divulgação da seleção e classificação dos inscritos. Dia 30 de setembro, às 9h, escolha das escolas de acordo com a classificação dos professores inscritos.