A Secretaria Estadual de Saúde divulgou o boletim de casos de sarampo. Em todo o estado, mais de 4,2 mil casos foram confirmados da doença. Em Santa Bárbara d’Oeste o número segue com dois casos positivos (um autóctone e um importado) e 26 casos suspeitos em investigação.
Em uma semana o número de casos em São Paulo subiu mais 19%. O maior número de pacientes com a doença é registrado na capital, com mais de 2,3 mil. Em agosto, foram confirmadas as mortes de três pessoaspor complicações da doença, o que não acontecia no estado desde 1997.
Santa Bárbara d’Oeste segue as determinações do Governo do Estado de São Paulo para a vacinação contra o sarampo. No Município, as doses da vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola (SCR) estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de acordo com o cronograma de atendimento de cada posto.
Nos locais as equipes também tem alertado a população sobre a importância de estar com as vacinas em dia, independente da faixa etária. Os sintomas da doença podem ser: manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.Mais informações podem ser obtidas na UBS mais próxima da residência.