Município tem 561 crianças na fila de espera de vagas em creche

Dados da Secretaria Municipal de Educação apontam que 561 crianças estão na fila de espera por vagas em creches de Santa Bárbara d’Oeste. A informação foi passada ao vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), em reunião nesta semana, com a secretária da pasta, Tânia Mara da Silva.

Jesus Vendedor visitou a Secretaria Municipal de Educação, depois de ter recebido resposta evasiva da Administração Municipal ao Requerimento 522/2019, por meio do qual pedia informações a respeito do número de crianças em filas de espera por vagas em creches no Município. Durante a apresentação dos dados, segundo Jesus, a secretária afirmou que a Prefeitura pretende apresentar novo projeto para a contratação de mais vagas junto a unidades da rede privada de ensino.

Até 14 de agosto, a lista de crianças aguardando por vagas em creches no Município era de 490, o que significa que em pouco mais de um mês mais 71 crianças passaram a integrar essa fila. Da demanda registrada hoje, ou seja, dos 561 alunos que aguardam por inscrições em creches, 445 precisam de vagas no berçário, que atende crianças menores de um ano, ou no maternal I, para crianças de um a dois anos. Ainda na resposta apresentada ao parlamentar, Tânia Mara informa que, até o mês passado, foram recebidas 1.489 inscrições com pedidos de vaga. A secretária também informa que, entre 2013 e 2019, foram abertas 1.828 novas vagas nas creches do Município, sendo 1.208 vagas em unidades do Município e 634 contratadas via bolsa creche. No total, são atendidos, atualmente 3.198 alunos desde o berçário até o maternal III pela rede municipal.