Santa Bárbara registra 3,4 mil casos positivos de dengue

Segundo o Ministério da Saúde, no país, os casos aumentaram mais de 600%

Com período de chuvas se aproximando, a população deve se atentar a possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti. Santa Bárbara d’Oeste já registra 3,4 mil casos positivos da doença. Segundo o Ministério da Saúde, no país, os casos aumentaram mais de 600%.

Com as altas temperaturas, típicas da primavera e as chuvas decorrentes, o combate à dengue, ao zikavirus e a chikungunya devem ser intensificados. Essas doenças podem ocorrer durante todo o ano, mas, é nessa época que a proliferação do mosquito acontece mais rapidamente devido ao intenso calor e água acumulada em possíveis criadouros.

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste também atualizou o número de casos e suspeitas das demais arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti. No município há quatro notificações suspeitas em investigação de chikungunya, uma notificação suspeita de Zika Vírus e uma notificação suspeita de febre amarela.

Segundo informações do Ministério da Saúde, já foram registrados 1.439.471 casos de dengue este ano em todo o país. A média é 6.074 casos por dia e representa um aumento de 599,5%, na comparação com 2018. No ano passado, o período somou 205.791 notificações.

Segundo a Agência Brasil, Minas Gerais é, até o momento, o estado com o maior número de ocorrências, com um total de 471.165. Um ano antes, os municípios mineiros registravam 23.290 casos.São Paulo (437.047) aparece em segundo lugar, sendo, ainda, a unidade federativa em que a incidência da doença mais cresceu (3.712%), no intervalo de análise. Em 2018, foram reportados 11.465 casos.

A Secretaria de Saúde vem reforçando os cuidados com possíveis focos, já que mais de 60% dos criadouros estão nos quintais e dentro das residências, em recipientes que acumulam água parada.  A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros. 

A pasta ainda recomenda certificar que a caixa d’água está vedada; atentar-se para vedar galões, poços e tambores, colocar areia em todos os pratinhos de planta, tampar piscinas, abaixar a tampa do vaso sanitário, atentar-se as bandejas do ar-condicionado, geladeira e quaisquer eletrodomésticos.  “Se sua casa tiver quintal, não deixe garrafas, potes, baldes e pneus ao relento. Se esses itens precisarem ficar na área externa, cubra-os ou – no caso de baldes e garrafas – vire a boca para baixo”, explica.