Aumenta o número de casos confirmados de sarampo

Santa Bárbara confirma 5 casos

Santa Bárbara d’Oeste registra cinco casos positivos de sarampo em 2019. Os dados foram atualizados, ontem, pela Secretaria de Saúde. Segundo a Prefeitura, todos os casos confirmados são sem complicações. A cidade também já investiga 22 notificações suspeitas.

Até o dia 4 de outubro, a cidade registrava dois casos confirmados. Na região, o número também aumentou de casos positivos. Em Piracicaba, já são três casos confirmados e em Limeira o número subiu para 20 casos de sarampo. Em Campinas o número é preocupante: são 78 casos confirmados. A Prefeitura vai realizar uma nova campanha de intensificação da vacinação.

Em Santa Bárbara d’Oeste a tríplice viral está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. A vacina previne também contra rubéola e caxumba. Neste ano, o Ministério, já enviou para os estados 19,4 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Esse quantitativo é para atender a vacinação de rotina, conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, em todos os estados do país, bloqueio vacinal e para intensificar a vacinação de crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias de idade.  A vacina é a principal forma de proteção contra o sarampo.

É importante esclarecer que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina.