Quase dez anos do projeto Ninho Musical
Ninho se prepara para apresentações no final de ano
Realizado desde 2010 e tendo beneficiado, aproximadamente mil pessoas, das quais muitas seguiram a profissionalização acadêmica na esfera musical, outras despertaram-se para a arte das apresentações, outras ainda se satisfizeram em seus núcleos comunitários como instrumentistas, o projeto Ninho Musical vem se consolidando como importante mecanismo de promoção social através da música. A oficina é realizada na Estação Cultural de forma gratuita e já vem se preparando para as apresentações de final de ano.
Apresentado, nesta edição, pelo Ministério da Cidadania e patrocinado pela Indústrias Romi, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, projeto, que também conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi.
Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, nos encontros os alunos aprendem desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência. Gratuita, por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos, quer tenham vivência ou sejam iniciantes, são inseridos no universo da música instrumental por meio de desafios, onde o aluno que sabe mais dá suporte ao que sabe menos, e a construção do conhecimento acontece de forma vivencial.
Paulo Bellan conta quais são suas inspirações e expectativas. “Os resultados são fantásticos. Devida a didática aplicada nas aulas, e a filosofia do Projeto Ninho Musical ser tão desafiadora, “O aluno que sabe mais, ajuda o que sabe menos”, os resultados de cada amostra pública, de cada ano, é o que me inspira a continuar fazendo parte. Temos ex-alunos vivendo profissionalmente de música, isso significa que a fonte de renda desses alunos foi inspirada e fortalecida no desenvolvimento da construção cultural e intelectual dos mesmos”, destaca.
O maestro enfatiza as mudanças desde as primeiras turmas da oficina. “Surgiram conjuntos musicais, solistas, orquestra, professores de música, e tantos outros movimentos musicais. A constante revisão da aplicação da Pedagogia e Didática adotadas instigou a necessidade de avaliação dos resultados e da atualização dos mecanismos, logo, as turmas subsequentes construíram seus conhecimentos a partir de desafios temáticos das turmas anteriores. Esse mecanismo inspira o desenvolvimento constante”, disse.
Sobre as expectativas para o final do ano, o maestro enaltece a potencialidade nas apresentações. “Resultar mais uma turma em excelência musical e social. Realizar contagiantes apresentações com a atual turma, potencializando as aprendizagens, através das problematizações e soluções, construídas e desenvolvidas entre professor e alunos”, destaca.
Há um calendário de mostras públicas de Orquestra Filarmônica Ninho Musical. Serão quatro apresentações no Tivoli Shopping dia 9 de novembro, às 17 horas, na Praça Central dia 10 de dezembro, às 20h30, na Estação Cultural da Fundação Romi dia 14 de dezembro, às 18 horas e Igreja Matriz de Santa Bárbara dia 15 de dezembro, às 10 horas.
No último ano foram seis apresentações para mais de duas mil pessoas nas cidades da região. “Este ano não esperamos menos. Além de ser um marco na formação de nossos alunos – assumir o palco e expor-se publicamente, segurando sua euforia e nervosismo – é uma grande oportunidade para as populações e comunidades que nos recebem, de conhecerem, bem de perto, uma formação orquestral, um concertar instrumental, uma composição, formada por não-profissionais, que interpretam clássicos e populares. A música aproxima as pessoas e o nosso projeto, também, tem essa função”, finaliza.
As oficinas do Projeto Ninho Musical acontecem às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30min às 10h30min. Os interessados devem comparecer, presencialmente, à Administração da Estação Cultural munidos de documentos pessoais. Mais informações acerca da programação da Estação, oficinas e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.