Outubro Rosa: Casa de Maria realiza hoje e dia 30 entrega de pedido de mamografia

Será disponibilizado, também, exame de papanicolau

Hoje, dia 23, e dia 30 de outubro, das 17h00 às 20h00, na Casa de Maria, acontecerá a entrega de pedido de mamografia para mulheres de Santa Bárbara d´Oeste, de 50 a 69 anos, que não tenham feito seus exames nos últimos dois anos ou as que estiverem com algum sintoma. Será disponibilizado, também, exame de papanicolau. 

A ação é da  Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Casa de Maria e Rede Feminina de Combate ao Câncer.  Levar cartão do SUS, RG e Comprovante de Endereço. A Casa de Maria, está localizada à Rua Mococa, 180 – Jardim das Laranjeiras.

Sobre o câncer de mama

Conforme informações divulgadas pela Rede Feminina, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas;  amamentar; evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal. 

A doença pode ser percebida em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas: Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Em caso de permanecerem as alterações,  elas devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Vale lembrar que a cada 10 mulheres, um homem tem câncer de mama e os sinais e sintomas são muito parecidos aos da mulher.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer atende mulheres, homens e crianças, com qualquer dos tipos de câncer. Em alusão ao Outubro Rosa, intensifica ações de informação sobre os sinais e sintomas de câncer de mama, útero e ovário, nos mais diversos segmentos do município. Informações (19) 3455-2303 – www.redefemininasbo.org.br – direcao@redefeminiansbo.org.br.